Pico do Areeiro ainda inacessível de carro
Neve continua a marcar a paisagem nos picos mais altos da Madeira, com destaque para o maciço montanhoso, agora cada vez mais em forma de gelo
As serras, nomeadamente os picos mais altos do maciço montanhoso da Madeira continuam marcados pelo manto branco, cada vez mais tornado gelo com o passar dos dias. A quantidade é tanta e as temperaturas tão baixas que as estradas, como o troço final que dá acesso ao Pico do Areeiro, continuam inacessíveis de carro.
Como atesta a foto tirada esta manhã de segunda-feira, 18 de Janeiro, são poucas as viaturas que podem chegar lá em cima a 1818 metros de altitude, sendo que do ouro lado, no acesso ao Pico Ruivo é possível chegar de carro, mas não aconselhável a qualquer viatura.
As marcas das rodas no manto branco mostram que carros - provavelmente militares - conseguiram aceder ao Pico do Areeiro, onde é preciso chegar e sair do radar militar.
A fotografia foi tirada acima da zona do Poço da Neve. Segundo testemunha, o problema é que além da quantidade ainda acumulada, grande parte da neve gelou e está muito escorregadio mesmo para quem anda apeado, como foi o caso do autor da foto.
Também é previsível que enquanto não chover com algum significado (para fazer derreter o gelo), dificilmente haverá condições para reabrir a estrada.
Segundo o IPMA, há previsão de "períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros, em geral fracos e pouco frequentes, a partir do meio da manhã" na próxima quarta-feira, embora o Instituto de Meteorologia aponte para terça-feira uma alteração no estado do tempo. "Períodos de chuva fraca, tornando-se moderada no Norte e Centro a partir do final da tarde. Intensificação do vento a partir da tarde", podendo ocorrer "neblina ou nevoeiro matinal".