Madeira

Funchal já entregou 3000 cabazes vitais a famílias afectadas pela crise

Esta ajuda representa um investimento municipal de cerca de 62 mil euros

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) lançou, no início do passado mês de Maio, a iniciativa 'Funchal, Cabaz Vital', no sentido de apoiar, com a entrega de bens essenciais, as famílias carenciadas residentes no concelho, vítimas da crise. Até ao final de Agosto, a autarquia já entregou 3110 cabazes, que representaram um investimento municipal de cerca de 62 mil euros, conforme o DIÁRIO noticiou na passada quarta-feira. 

Ajuda alimentar já chegou a 10.400 no Funchal

'Alunos devem ser testados' é outro tema em destaque no DIÁRIO desta quarta-feira

Cátia Teles , 02 Setembro 2020 - 07:00

O Presidente, Miguel Silva Gouveia, sublinha que “em menos de quatro meses de implementação, a CMF já apoiou um total de 10.410 pessoas, o que é bastante representativo das dificuldades reais que as nossas famílias já têm vindo a enfrentar nestes primeiros meses de crise socioeconómica"

"Desde a primeira hora, a missão da Câmara tem sido estar ao lado dos funchalenses, salvaguardando as suas condições de vida e honrando a matriz social que tem pautado até hoje a governação deste Executivo municipal, pelo que registo a importante resposta que este projecto tem sido capaz de dar, no sentido de auxiliar as necessidades básicas das nossas famílias", referiu.

Miguel Silva Gouveia não tem dúvidas de que “com o evoluir da crise, será essencial continuar a assegurar aos funchalenses uma rede de amparo social, permitindo a manutenção de condições de vida condignas, desde a alimentação à habitação, passando pelas condições de saúde e o acesso à educação".

O papel de um autarca é de proximidade e envolvimento na comunidade, pelo que estaremos presentes no terreno mais do que nunca, certos de que, independentemente do que o futuro nos reserve, os funchalenses podem contar com o actual executivo a seu lado para enfrentar as adversidades

Os cabazes atribuídos pelo município são gratuitos e fornecidos a pedido, através do e-mail [email protected] ou do telefone 291 214 083, de 2.ª feira a sábado, entre as 9 e as 12 horas, sendo que, no acto do pedido, os beneficiários têm de indicar o motivo da perda de rendimento.

A entrega é efectuada pelo município, por ordem de chegada dos pedidos, no período compreendido entre as 12 e as 17 horas, sendo o transporte igualmente gratuito.

A autarquia entrega, por mês, um cabaz aos agregados familiares até três elementos e dois cabazes aos agregados familiares com mais de três elementos.

Os cabazes são compostos por fruta e legumes da época, ervas aromáticas e ovos, todos de produção regional, tendo a autarquia passado a incluir nos mesmos receitas e dicas de conservação dos alimentos, alimentação saudável e redução de desperdícios alimentares, no sentido de prestar informação útil e ajudar os munícipes em todas as frentes.

"Os apoios de cariz social são a prioridade da CMF para responder à crise, pelo que vamos reforçar em breve a nossa capacidade de resposta no âmbito deste programa, continuando a ajudar também a produção regional e a economia local. Numa época tão complexa para a Região e para o mundo, a Câmara Municipal do Funchal manterá a robustez da iniciativa enquanto as necessidades que nos estão a ser reportadas perdurarem", concluiu.

Fechar Menu