Madeira

Bailinho da Madeira é uma das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’

None Ver Galeria

O Bailinho da Madeira, a única candidatura da Região a chegar à final das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’, foi a primeira vencedora do concurso que termina na noite deste sábado. A fadista Cuca Roseta foi escolhida para anunciar o primeiro vencedor e, sem conter o entusiasmo, deixou escapar: "Era um dos que queria que ganhasse".

A votação dos 14 patrimónios finalistas, que reiniciou a 1 de Setembro, terminou na noite deste sábado, através da RTP1 e RTP Internacional e contou com a apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta subiu ao palco para receber o galardão. O autarca agradeceu o reconhecimento à organização e ao povo madeirense.

Recorde-se que o Bailinho da Madeira, candidatura da Câmara Municipal da Calheta, foi um dos 19 concorrentes da repescagem do programa das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’, tendo depois passado à semi-final e à final do concurso. Os Fachos, candidatura da Câmara Municipal de Machico, foram os primeiros a passar à semi-final do concurso, mas depois ficaram pelo caminho.

Sobre a candidatura

O Bailinho da Madeira, concorreu  na categoria de ‘Músicas e Danças’, foi criado pelo poeta popular João Gomes de Sousa, mais conhecido pelo ‘Feiticeiro da Calheta’, que na primeira festa da vindima em 1938 cantou e tocou no Funchal.

A letra personifica, em termos musicais, a Região Autónoma da Madeira, sendo que, nos quatro cantos do mundo, o Bailinho da Madeira é conhecido devido à vasta comunidade emigrante, bem como ao número peculiar de turistas que visitam, anualmente, a Região. Desde os hotéis, às ruas, do sul ao norte e em todos os cantos da ilha, é possível ouvir aquele que é considerado Património Musical e Imaterial

Fechar Menu