Ciclone pós-tropical mexe, a partir de amanhã, com o tempo na Madeira
Vento (até 90 km/h), chuva localmente intensa e acompanhada de trovoada
Mesmo a perder força, a Madeira vai sentir, já a partir desta quarta-feira, os efeitos provocados pelo ciclone pós-tropical Paulette. Chuva, vento e trovoada constam na previsão para os próximos dias.
O ciclone Paulette deverá afectar a partir de amanhã o estado do tempo na Madeira já como tempestade pós-tropical.
Segundo informação disponibilizada esta segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o estado do tempo no Arquipélago da Madeira entre quarta e sexta-feira “será essencialmente influenciado pelo ciclone pós-tropical Paulette”, que ontem estava “centrado a cerca de 1200 km a oeste da Madeira e a cerca de 600 km a sul do grupo ocidental do Arquipélago dos Açores”, indicou Victor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira.
Esta segunda-feira o meteorologista antecipou os dias de Outono que se avizinham. “A manter-se a previsão actual, este ciclone pós-tropical, deverá dirigir-se para o Arquipélago da Madeira até ao dia 23 (quarta-feira), já com menos força”, começou por assinalar. De acordo com Victor Prior, a partir de amanhã e nos dias seguintes, até sexta-feira, “prevê-se um aumento da intensidade do vento, períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente moderados e acompanhados de trovoada”.
Chama a atenção para o vento, que pese embora em geral fraco a moderado (10 a 35 km/h) neste início de semana, a partir de amanhã deverá começar a ‘soprar’ moderado a forte (35 a 55 km/h) “com rajadas que poderão atingir os 80 a 90 km/h, em especial a partir do dia 25 (sexta-feira)”.
Mesmo a perder força, os efeitos do ciclone pós-tropical no mar provocará agitação marítima, sobretudo na costa norte.
“Nas zonas costeiras de Porto Santo e da Madeira, a altura significativa das ondas, até quarta-feira, deverá ser da ordem de 1 a 1,5 m, aumentando na costa norte para valores da ordem de 2 a 3 m, a partir do fim do dia 24 (quinta-feira)”, assinala.
Primeiros dias de Outono que se adivinham ventosos e com alguma chuva, mas ainda com temperaturas de Verão. Nas localidades das orlas costeiras a temperatura do ar deverá oscilar entre mínimas de 20 a 22 graus centígrados, e máximas entre os 26 e os 28 graus.