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Transição para o Ensino Superior

Abraçar a “profissão” de estudante universitário é desempenhar uma “profissão” muito envolvente e exigente

Esta semana, na Universidade da Madeira (UMa), decorrem matrículas nos cursos técnicos superiores profissionais e, na próxima semana, prosseguirão mas para o último desses cursos e para os colocados nas licenciaturas pelo concurso nacional de acesso e pelos concursos especiais.

Em nome da UMa, agradeço a todos que escolheram esta instituição para receber a sua formação superior e desejo-lhes, e a toda a academia, um ano letivo de sucesso e de felicidade.

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior obriga a uma modificação profunda na vida do estudante, que nos primeiros dias pode passar despercebida.

A frequência de um curso superior é uma fase rica, não só devido à grande capacidade para aprender, mas também por exigir um amadurecimento global do estudante, enquanto jovem adulto que é confrontado com a necessidade de tomar decisões que podem ser determinantes para o resto da sua vida. Torna-se estratégico delinear objetivos a longo, médio e curto prazo, planificar o tempo, estabelecer prioridades, cumprir horários, evitar situações causadoras de distrações, dormir o necessário, alimentar-se adequadamente, agendar um pouco do tempo para a autorreflexão, bem como para atividades de lazer e convívio, mesmo que seja à distância.

Na UMa o ensino será essencialmente presencial. Colocar dúvidas aos professores, após um estudo dedicado, ao contrário de causar má impressão, é indicador de interesse e vontade de aprender. Note-se que no início do semestre o docente divulga um horário de atendimento semanal para esclarecimento de dúvidas. Algumas disciplinas de formação de base, que aparentemente parecem não fazer sentido, podem exigir mais capacidade de sacrifício da parte do estudante.

Acreditar nas suas qualidades, cultivar a curiosidade, desenvolver o espírito crítico, ter capacidade de sacrifício (pois estudar por vezes não é tarefa fácil), procurar ajuda quando necessário, tentar estar concentrado nas aulas para conseguir o máximo de referências e resultados, procurar esclarecer as dúvidas, ser perseverante e fazer uma boa gestão do tempo são bons princípios e/ou estratégias para se ganhar uma formação integral.

Envolver-se em projetos comunitários e participar na vida académica, sem comprometer a sua dedicação ao curso, também contribui fortemente para uma formação integral na sociedade.

Abraçar a “profissão” de estudante universitário é desempenhar uma “profissão” muito envolvente e exigente mas que é compensadora. Se o estudante da UMa enfrentar momentos em que necessite de desabafar, de conversar, de uma orientação, poderá encontrar no Gabinete do Serviço de Psicologia, situado no Campus da Penteada, um apoio presente. Os Serviços Sociais da UMa, estão também disponíveis para escutar e informar sobre os vários apoios financeiros existentes.

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