Prática desportiva na Madeira é “de nível europeu”
Semana do Desporto Europeu servirá, diz Jorge Carvalho, para “enaltecer a prática desportiva” regional
“A política desportiva assumida pelos governos regionais ao longo deste processo autonómico levou-nos para indicadores de prática desportiva de nível europeu e esse é sem dúvida alguma um dos aspectos que nós consideramos importantes para nos associarmos a este evento europeu”, destacou o secretário regional de Educação, na apresentação da Semana Europeia do Desporto, a decorrer entre os dias 23 e 30 de Setembro.
Jorge Carvalho justificou o nível europeu do desporto madeirense destacando alguns indicadores.
“O número de praticantes, clubes, associações e aos mais variados sectores do desporto e da actividade física, a Região é efectivamente hoje um espaço onde todos os indicadores confluem para aquilo que são essas orientações e esses indicadores europeus”, reforçou.
Na apresentação realizada ao início da tarde no jardim da Quinta Magnólia, Funchal, o governante lembrou que “a abertura da Semana Europeia da Educação pelo Desporto, em 2004, foi realizada aqui na RAM”, argumento para justificar a adesão ao evento de nível europeu a realizar-se nesta última semana de Setembro.
“Não fazia sentido que não agora não nos associássemos a este evento que vem assinalar a importância da prática desportiva”, disse.
Apesar de vivermos sob a contingência da pandemia da Covid-10, Jorge Carvalho sustentou que pese embora as limitações por razões sanitárias, as mesmas “não são impeditivas de continuar a prática desportiva, apenas condicionam”, assinalou.
Neste particular elogiou a “capacidade de resposta” de todos os agentes desportivos em encontrar as soluções que o momento exige.
O secretário com a tutela do Desporto desejou que esta “seja uma semana para enaltecer a prática desportiva nos diferentes sectores, mas seja também uma homenagem a todos os que praticam desporto e se destacam neste contexto”.
A iniciativa da Comissão Europeia, que vai na sexta edição, visa promover a prática regular do desporto e da actividade física, incentivando, ainda, a adopção de hábitos de vida saudável, junto de todos os segmentos da população.
A Direcção Regional de Desporto (DRD) assume a coordenação regional em colaboração com a Direcção Regional de Educação (DRE), contando com a colaboração activa das entidades desportivas, dos estabelecimentos de ensino regionais e dos ginásios que incentivarão cada cidadão a ser activo
David Gomes, DRD, antevê que esta será “uma semana que muito dignificará o Desporto na RAM” ao elencar muitas das iniciativas programadas. Espera que a mesma “seja uma semana de promoção, principalmente, dos valores da saúde e do bem-estar”. Assinalou que estão previstas “actividades para todos os sectores da sociedade”, incluindo desporto escolar e federado, uma aposta em prol de “mais e melhor desporto”.
Já Marco Gomes, DRE, destacou o Dia Europeu do Desporto na Escola para enaltecer a “importância que na Região sempre se tem dado à actividade física e ao desporto escolar”. Revelou que vão participar neste evento 26 escolas da Região, envolvendo 52 turmas e cerca de 1000 alunos. Actividades que vão ocorrer nas proximidades das escolas participantes para minorar os riscos decorrentes da pandemia.
As actividades irão realizar-se em praias, jardins, quintas, parques, praças e instalações desportivas.
Uma semana temática onde a Região vai comprovar que “está preparada para continuar a aposta na actividade física” mesmo em contexto de Covid.
O programa regional conta com o apoio da Coca Cola European Partners, Portugal.