Humberto Vasconcelos defende mais fundos para a recuperação de muros de pedra
O secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural visitou hoje uma exploração agrícola de cultivo de bananeiras, nos Anjos, freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol, que se estende ao longo de cerca de 10.000 metros quadrados, e que está certificada pelo referencial universal de boas práticas agrícolas (GLOBAL GAP).
Humberto Vasconcelos adiantou que no próximo quadro comunitário vai defender a importância do aumento dos apoios para a recuperação dos muros em pedra, como forma de sustentar os terrenos agrícolas e humanizar a paisagem. O governante valorizou o investimento feito pela Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA) em tecnologia, que permite aos produtores, através de uma plataforma informática, acompanharem todo o processo técnico realizado por uma equipa de colaboradores da empresa pública.
Esta exploração, do produtor Fernando Bento Soares, conta com elevadas percentagens de banana com qualidade extra, na ordem dos 88%, e que para garantir conformidade com os requisitos do sistema de certificação GLOBAL GAP, foram implementadas com o apoio técnico algumas práticas agrícolas e realizadas várias alterações e adaptações.