Tempestade tropical Omar forma-se na costa leste dos Estados Unidos
A tempestade tropical Omar formou-se esta terça-feira na costa leste dos Estados Unidos enquanto a tempestade tropical Nana aproximou-se da costa da América Central, divulgou o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
Os meteorologistas prevêem que Nana irá tornar-se um furacão quanto atingir o continente na quinta-feira, lançando um alerta para que as autoridades das Honduras, Guatemala, Belize e na Península de Yucatán, no México, monitorizem de perto o progresso da tempestade.
Segundo noticia a agência AP, é provável a existência de ventos e chuva fortes, que poderão causar inundações.
Uma tripulação da aeronave Hurricane Hunter, da Força Aérea norte-americana, voou para perto da tempestade tropical quando esta se formou no sul da Jamica, registando ventos máximos de 85 quilómetros por hora, com rajadas mais elevadas.
Nana estava a movimentar-se para oeste a 30 quilómetros por hora, podendo atingir a América Central na quarta e quinta-feira.
O Centro Nacional de Furacões explicou mais tarde que toda a costa de Belize foi submetida a um alerta de tempestade tropical e furacão.
O mesmo organismo prevê que a tempestade tropical Omar tenha uma 'vida curta'.
A tempestade teve ventos máximos de 65 quilómetros por hora na noite de terça-feira, com poucas mudanças a serem esperadas durante a madrugada.
Omar estava a 365 quilómetros a leste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, e a mover-se para leste-nordeste a 24 quilómetros por hora.
Os meteorologistas prevêem que a tempestade tropical vai enfraquecer na noite de quarta-feira.