Asseco debate digitalização da banca no “novo normal”
Empresa tecnológica criada na Madeira promove evento online sobre "O que mudou no sector bancário por causa da pandemia"
A empresa tecnológica Asseco, originária da Madeira, onde tem instalado um centro de desenvolvimento de software, apresenta a sua visão sobre a forma como os bancos podem apostar na diferenciação na nova era digital, num evento online dirigido a todos os países da lusofonia que irá decorrer no próximo dia 23 de Setembro.
A digitalização da banca acelerou nos últimos meses, não por uma visão estratégica ou por uma evolução natural do modelo de negócio, mas por um fator externo disruptivo – a pandemia do covid-19 – que impôs a necessidade de um “novo normal”. Este é o ponto de partida do webinar que a Asseco PST, de raízes madeirenses, promove dentro de hoje a oito dias, para debater a forma como cada banco deve continuar a apostar na sua diferenciação.
Sob o mote “Digital, o novo normal da Banca: desafios em tempo de mudança”, o evento é dirigido aos profissionais da banca nas várias geografias lusófonas onde a Asseco PST, especialista no desenvolvimento de software financeiro, está presente, de Portugal a Timor-Leste, passando por Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
As consequências da pandemia do covid-19 e as mudanças provocadas na vida quotidiana desde março condicionaram fortemente qualquer estratégia ou plano de execução também no setor financeiro. Um bom exemplo é o facto de os canais digitais estarem hoje no centro do negócio bancário – de canais complementares passaram a vias preferenciais de interação com os clientes.
Perante esta realidade, diz José Nunes, administrador da Asseco PST, “o futuro passou a ser hoje e os programas de transformação digital na banca, com uma execução prevista em anos, passaram a ter o objetivo de serem executados em meses”.
E o gestor acrescenta: “Dentro desta não opção, porque não foi uma opção, os bancos mantêm a necessidade de se diferenciarem. Na Asseco PST, acreditamos que esta diferenciação pode vir da resposta de cada entidade bancária a três questões principais: conveniência, personalização e segurança”.
Conveniência significa que, cada vez mais, é o cliente que escolhe as suas preferências – do seu “sofá”, onde quer que se encontre, pode aceder às suas contas e realizar as operações de acordo com as suas escolhas.
Personalização, por seu turno, é sinónimo de ser o cliente a querer definir a sua experiência – verdadeiramente ele quer sentir-se único numa multidão de “iguais”.
Por fim, segurança exprime a ideia de que o cliente exige confiança – é o fator invisível que o protege e lhe dá confiança no que faz.
Durante o webinar, com início marcado para as 11 horas a Asseco PST pretende partilhar ideias, soluções e apresentar a sua oferta em cada um daqueles três pilares. A liderar as apresentações como oradores estarão Eduardo Ferreira, Head of Digital & Channels Delivery da empresa, e Miguel Ferreira, Security Consulting e Systems Leader.
Presente em oito mercados e três continentes, a Asseco PST tem no seu portfólio de clientes mais de 60 bancos, o que faz dela uma empresa de referência nos espaços de língua portuguesa onde atua. Com mais de 30 anos de experiência e originária da Madeira, onde tem instalado um centro de desenvolvimento de software no Funchal, integra desde 2015 a multinacional Asseco Group, um dos maiores fornecedores europeus de software, cotado internacionalmente nas Bolsas de Varsóvia, Nova Iorque e Tel Aviv.
Sobre a Asseco PST
As raízes da Asseco PST remontam a 1988, no Funchal (Madeira), decorrente da convicção de um grupo de profissionais na importância decisiva das tecnologias de informação no setor financeiro, que criaram a então Promosoft. Após dois anos a desenvolver de raiz a sua primeira solução de gestão bancária, a empresa ganha o primeiro cliente em Portugal através de uma recomendação da Universidade Católica. A aposta na internacionalização logo nos primeiros anos de vida é um dos motivos pelos quais a empresa detém uma significativa quota de mercado no seu setor, em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Em 2011, através de um exercício de rebranding e alteração acionista, a Promosoft passa a chamar-se Exictos. Por esta altura, já atuava também em Timor-Leste e Malta, a que se seguiria, em 2014, a Namíbia. Em 2015, foi adquirida pelo Asseco Group, um dos maiores grupos europeus de TI, originário da Polónia, com presença em mais de 50 países e um universo global de 24.000 colaboradores. Em 2018, é efetuado um novo rebranding, assim nascendo a Asseco PST, responsável por um volume de negócios de 39 milhões de euros e um EBITDA superior a 10 milhões de euros em 2019.