Aeroporto de Ponta Delgada com novas infraestruturas na chegada de passageiros
O aeroporto de Ponta Delgada tem novas infraestruturas de receção aos passageiros desembarcados, visando "uma gestão mais eficaz" a quem viaja interilhas ou do exterior no que toca à questão dos testes à covid-19, foi hoje revelado.
Segundo nota divulgada pelo Governo dos Açores, as novas infraestruras no aeroporto permitem "uma gestão mais eficaz a quem viaja interilhas ou do exterior e, neste caso, com encaminhamento específico e diferenciado para aqueles que apresentam ou não teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada à região".
Os passageiros que chegam aos Açores têm de apresentar um teste negativo à covid-19 feito nas últimas 72 horas antes do voo ou então ser testados à chegada, aquando do desembarque no aeroporto.
A partir de agora, o aeroporto João Paulo II, na ilha de São Miguel, tem definidas três zonas com sinalética identificativa específica no interior e exterior da aerogare.
Para os voos interilhas, existe a zona amarela, enquanto o passageiro do exterior sem teste tem destinada a zona azul, onde existem seis gabinetes com climatização, que "garantem conforto, privacidade e segurança aos seus utilizadores, sejam as equipas de saúde, sejam os passageiros", para a realização dos testes ao SARS-CoV-2.
Para o passageiro que desembarca do exterior com teste ficou definida a zona verde, dispondo de "seis infraestruturas abertas para receção e tratamento ágil dos processos dos viajantes".
O objetivo desta "gestão diferenciada de fluxos" visa "evitar o congestionamento e o cruzamento entre passageiros interilhas e desembarcados do exterior, bem como aqueles que realizaram teste face aos que ainda não o fizeram", explicou o Governo Regional.
Há ainda zonas específicas para as situações prioritárias, de acordo com o Governo açoriano, que avança ainda ter sido desenvolvida a ferramenta web 'My Safe Azores', que "torna o processo de controlo sanitário à entrada no arquipélago mais fácil e rápido, contribuindo, decisivamente, para a sua desmaterialização".
Disponível em https://mysafeazores.com/, esta ferramenta permite concretizar, "numa só interação, e antecipadamente, todos os passos que o viajante deve empreender antes da chegada à região, incluindo a anexação do comprovativo de resultado negativo do teste ao SARS-CoV-2, caso tenha optado por realizar o teste no exterior, tornando o processo de circulação mais fácil e rápido".
Há atualmente 46 casos positivos ativos de covid-19 nos Açores, dos quais 35 em São Miguel, oito na Terceira, dois no Pico e um na ilha Graciosa.
Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.
Portugal regista hoje mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 425 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
NO total, já morreram em Portugal 1.875 pessoas dos 65.021 casos de infeção confirmados, de acordo com a DGS.