Basquetebol madeirense luta pelas subidas aos Campeonatos Nacionais
AD Galomar masculino e Francisco Franco e Marítimo em femininos estreia-se este mês a nível nacional
AD Galomar irá lutar pela subida à Proliga do basquetebol masculino, enquanto 'estudantes' e verde-rubras lutam pela subida ao Campeonato Nacional da I Divisão,
O basquetebol madeirense fará a sua estreia no final do mês de Setembro em importante provas nacionais da época 2020/2021, com AD Galomar em masculinos e, CDE Francisco Franco e Marítimo, em femininos, a estarem envolvidos no apuramento a subidas de divisões.
Na vertente masculina a AD Galomar é a primeira a entrar em acção ao marcar presença na fase de apuramento zona norte com vista à subida à Proliga,
O conjunto do Caniço, orientado por João Freitas, tem uma excelente oportunidade de ascender ao segundo escalão mais alto do basquetebol português masculino. Juntamente com o Sangalhos, Vasco da Gama e Académico FC os madeirenses precisam de ficar entre os três primeiros classificados para festejar a subida, e numa competição jogada no sistema de todos contra todos a uma volta.
A jogarem sempre em casa, a estreia da AD Galomar acontece a 26 de Setembro diante do Académico FC, depois segue-se o jogo com o Vasco da Gama a 3 de Outubro e por último o Sangalhos (5 deOutubro).
De referir que no final da época 2019/2020, e no Nacional da I Divisão ,cujo campeonato não chegou ao fim, devido à pandemia covid-19, os madeirenses lideravam a zona norte com 38 pontos em 21 jogos realizados, os mesmos que o Sangalhos. Já o Vasco da Gama era terceiro com 37 pontos, em 21 jogos, enquanto o Académico FC tinha 35 pontos nos 20 jogos realizados.
Francisco Franco e Marítimo na luta pela subida à I Divisão feminina
Já no sector feminino o Clube Desportivo Escola Francisco Franco e o Marítimo - equipa satélite do CAB Madeira - irá jogar uma fase de apuramento, concentrado, na luta pela subida ao Campeonato Nacional da I Divisão.
Integrando o grupo C, na zona sul, juntamente com as continentais do Grupo Desportivo Escola Maria Alberta Menéres (GEMAM), os clubes madeirenses irão competir em 'casa', já que a competição será jogada toda na Madeira no sistema de todos contra todos a uma volta.
A primeira jornada reserva o duelo Francisco Franco - Marítimo, no dia 25 de Setembro, enquanto no dia seguinte as verde-rubras defrontam o GDEMAM, e, para no dia 27 as 'estudantes' medirem forças com o conjunto continental.
Apenas o vencedor do grupo fará a tão desejada festa da subida.