Fogos em Alijó e Sabrosa mobilizam 300 operacionais e 8 meios aéreos
O distrito de Vila Real registava dois grandes incêndios pelas 19:00, em Alijó e Sabrosa, que mobilizavam quase 300 operacionais e oito meios aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A ocorrência que causa mais preocupações é o fogo em Sabrosa, que deflagrou às 15:37 e que, segundo fonte da Proteção Civil Municipal avança em duas frentes, uma das quais continua "muito forte e incontrolável", não havendo, no entanto, até ao momento, casas em perigo.
"A outra frente já está mais controlada, mas não está dominada e continuamos com falta de meios", apontou, acrescentando que o vento é a principal dificuldade porque "está a dar muita velocidade ao fogo".
Este incêndio, segundo referiu a Proteção Civil, "já queimou uma área considerável".
Segundo a página da Internet da ANEPC, para Sabrosa estão mobilizados 133 operacionais, 33 viaturas e seis meios aéreos.
Em Alijó, segundo a ANEPC, permanecem no terreno 165 operacionais, 48 viaturas e dois meios aéreos.
O alerta para esta ocorrência foi dado pelas 12:00 e o ataque inicial foi "muito musculado", tendo sido mobilizado os meios disponíveis para o local onde o vento muito forte e as altas temperaturas reapresentam uma das maiores dificuldades no combate ao fogo.
O fogo de Alijó lavra numa zona rochosa de mato de acessos difíceis, estando no terreno uma máquina de rastos a criar caminhos de penetração para os meios chegarem ao local.
Segundo a ANEPC, o distrito de Vila Real registava 10 fogos às 19:00, entre ativos, em resolução e já em conclusão, que mobilizam um total de 387 operacionais, 102 viaturas e 8 meios aéreos.
Durante a tarde de hoje, já foram registados incêndios nos concelhos de Chaves, Valpaços e Peso da Régua.
O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.