Os ralis fazem-se de vitórias que por sua vez geram palavras.
Eis o que disseram os vencedores da prova madeirense desde 1959.
1959
José Bernardino Lampreia
Carros: MGA/Mercedes 300 SL/ Ferrari
Os prémios foram outra surpresa para mim. São de longe incomparáveis com os de todos os ralis a que tenho concorrido. As taças que conquistei agora (na Madeira) são as melhores das oitenta da minha colecção, algumas delas correspondentes aos primeiros lugares em vários ralis".
1960/1962/1963
Horácio Macedo
Carros: Mercedes 300 SL/ Ferrari
1961
António Peixinho
Carro: Alfa Romeu
Gostei imenso da prova e não digo apenas por a ter ganho, mas por que foi uma prova difícil devido às características da estrada. Os controlos de regularidade estavam bem postos. Aliás, a prova foi perfeita, digna do calendário internacional e de figurar no Campeonato Nacional de Condutores".
1964
Fernando Basílio dos Santos
Carro: Porsche SC
Este ano trouxe um técnico brilhante em Porsches à Madeira. Olhe, até já desmanchou o motor de dois deles aí. Recordes autênticos. Portanto, o meu carro teve uma óptima assistência técnica".
1965
Zeca Cunha (madeirense)
Carro: Triumph TR4
Desde o primeiro momento que pensava vir a ganhar o rali. Atribuo o meu êxito ao conjunto cronometrista e ao carro, à assistência ao meu carro pela equipa de técnicos de Augusto Palma que prestou serviços inestimáveis a todos os concorrentes, graças ao patrocínio da Sacor e, sobretudo, ao trabalho magnífico do meu cronometrista, o senhor Aécio Silva".
1966
António Sarmento Rebelo
Carro: NSU PRINZ 1000
Provas deste género, de regularidade, exigem o máximo do condutor e cronometrista que deverão formar um todo, colaborando eficazmente. A propósito, devo dizer-lhe que esta prova é mesmo bastante difícil. Não tenho dúvidas ao afirmar que 90 por cento dos automobilistas inscritos no Campeonato Nacional de Regularidade não faziam a média estabelecida nesta prova".
1967
Jean Pierre Nicolas
Carro: Renault R8 1300
A prova foi bastante dura. O seu traçado não será tão sinuoso como por exemplo na Córsega, onde já corremos, mas a principal dificuldade situa-se no estado da maior parte das estradas. Outro factor que a torna difícil relaciona-se com a distância entre os vários postos de controlo. Aqui é de sensivelmente 4 quilómetros, ao contrário dos ralis realizados em França, onde um posto de controlo dista do imediato pelo menos 15 quilómetros".
1968/1969/1970/1977
Américo da Silva Nunes
Carro: Porsche 911-S
O rali como já vem sendo costume, foi uma prova muito dura, bastante selectiva e com uma organização à altura».
1971/1976
Giovanni Salvi
Carro: Porsche 911-S/Escort 2000-RS
Esta vitória talvez seja para mim a que tem mais sabor, devido às dificuldades, extensão e a um conjunto de circunstâncias que durante a prova me deixaram recordações agradáveis (…) A prova tem de ser dura, mas esta foi ligeiramente excessiva. Poderia ser disputada em duas etapas longas com um descanso maior entre elas para reparação das máquinas e dos pilotos, porque um automóvel e um piloto em maus estados está a falsear a verdade desportiva da prova".
1972
Luís Netto
Carro: Fiat 125 S
Tudo correu com uma série de problemas difíceis e desagradáveis para nós que logo se resolvia consoante os seus aparecimentos. Chegamos a andar uns bons metros com um furo no pneu, o que nos fez sofrer uma perda de tempo".
1973
Manuel Pereira Gomes
Carro: Opel 1904 SR
Consegui bem mais do que esperava. Vim para a Madeira com muito medo da Volta, pois sabia de antemão que era um rali difícil e porque sendo a primeira vez que nele participava, não tinha o suficiente conhecimento do percurso. Além disso, tive pouco tempo de treino".
1975
(Janica) João Clemente Aguiar (madeirense)
Carro: Escort 1600-RS
A Volta decorreu da melhor maneira possível, exceptuando o troço de Ponta Delgada, pois tive dificuldades de passar devido ao arraial de Ponta Delgada. Nas classificações andei inicialmente com certa cautela, mas depressa, pois uma Volta à Ilha não se ganha no início. No entanto, andei sempre a ganhar pontos em relação ao segundo, o campeão nacional António Borges".
1978
Ari Vatanen
Carro: Escort 2000-RS
Quero salientar o desportivismo com que os concorrentes madeirenses se apresentaram para esta prova, bem como pôr em evidência o apoio que a população me dispensou ao longo do rali e ainda considerar a organização e os serviços policiais que foram de tal modo eficientes que merecem da minha parte uma recordação muito especial".
1979/1982
Toni Fassina
Carro: Lancia Stratos/Opel Ascona 400
Rali muito duro, uma dureza que advém do facto das estradas da Madeira serem muito perigosas (…) A organização foi impecável, o público muito ordeiro nos troços e em todo o rali. É um público extraordinário".
1980
Vudafieri Adartico
Carro: Fiat 131 Abarth
Rali difícil, com bonitas estradas, com o público disciplinado e em grande número e agradeço os aplausos e dou os parabéns à organização da Volta».
1981
Aly Kridel Sr
Carro: Ford Escort RS 1800 MKII
Para nós, amadores, é incrível ganhar um rali tão duro".
1983
Massimo “Miki” Biasion
Viatura: Lancia 037 Rally
É uma prova dura, mesmo muito dura, dado que são cerca de 30 horas a conduzir quase ininterruptamente. É sempre bastante rápida, já que as estradas são boas, mas provoca grande desgaste nos pilotos e nas máquinas. A organização foi excelente. Pessoalmente achei tudo muito bem organizado e a segurança esteve impecável, já que nunca encontrei pessoas nas estradas e isso é muito bom para quem conduz. Competimos com outra confiança".
1984
Henri Toivonen
Carro: Porsche 911 SC RS
Corri uma primeira etapa descansado em termos de competição, porque sabia o que tinha para andar, mas um pouco sobressaltado pelos problemas que o carro estava a ter. Depois, durante a noite, conquistei a confiança, fiz o meu melhor e não me senti nada afectado".
1985
Salvador Servià
Carro: Lancia 037 Rally
Foi um rali fantástico porque a sua organização esteve sempre bem. Não tive problemas com o carro durante o rali. Não esperava mais luta dos meus adversários, apenas aguardava que o Cerrato tivesse um melhor resultado, mas também não teve sorte com uma avaria que lhe fez perder muito tempo".
1986/1990/1991
Fabrizio Tabaton
Carro: Lancia Delta S4/Lancia Delta Integrale 16V
Estou muito satisfeito pela vitória conseguida, dado que a mesma foi obtida numa prova difícil como é o Rali Vinho da Madeira.
1987
Dario Cerrato
Carro: Lancia Delta HF 4WD
Esta ilha é fantástica, especialmente nesta estação. Há sempre sol, as estradas são muito belas e eu diverti-me muito, juntamente com o meu amigo e companheiro Loubet».
1988/1993
Patrick Snijers
Carro: BMW M3 E30/Ford Escort RS Cosworth
Esta é uma vitória bastante importante para mim, pois permitiu-me passar para o comando do Campeonato da Europa. Já cá venho há muito tempo e só agora é que consegui vencer este rali, muito duro por sinal. Estou, portanto, felicíssimo!»
1989
Yves Loubet
Carro: Lancia Delta Integrale
Estou muito contente por ter vindo à Madeira vencer a prova, pois esta não era a minha primeira deslocação à Madeira e esperava um dia vencer este rali".
1992/1994/1998/2002
Andrea Aghini
Carro: Lancia Delta HF Integrale/Toyota Celica Turbo 4WD (ST185)/ Toyota
Corolla WRC/Peugeot 206 WRC
A Madeira apresenta uma excelente prova com troços sinuosos e simultaneamente rápidos, alguns de uma beleza extraordinária".
1995/1997/2000
Piero Liatti
Carro: Subaru Impreza 555/Subaru Impreza S5 WRC '99
Estou muito satisfeito. Do último posto de 1993 o primeiro lugar deste ano, foi um progresso muito bom. Foi uma vitória, direi, bastante fácil".
1996
Fernando Peres
Carro: Ford Escort RS Cosworth
Este triunfo é um sonho tornado realidade. É um espectáculo! Já ando há muito tempo nos ralis, comecei na velocidade e depois passei para os ralis e o Vinho da Madeira era uma prova que sempre desejei poder ganhar um dia".
1999
Bruno Thiry
Carro: Subaru Impreza S5 WRC '98
Este é um dos melhores ralis em asfalto do mundo".
2001
Adruzilo Lopes
Viatura: Peugeot 206 WRC
Ofereço esta vitória aos madeirenses que sempre têm apoiado a nossa equipa nas nossas passagens pela Região".
2003
Miguel Campos
Carro: Peugeot 206 WRC
Realizei um sonho, o de vencer o melhor rali que se disputa em Portugal. Estou duplamente satisfeito, principalmente porque andamos sempre na "guerra" com Thiry, até ao final da prova".
2004
Vítor Sá (madeirense)
Carro: Peugeot 306 Maxi
Agradeço todo o apoio do público madeirense, e não só, que nos deu grande força desde o princípio até ao fim desta prova e dedico esta vitória à equipa, mas também aos meus pais que estão aqui e aos patrocinadores".
2005
Renato Travaglia
Carro: Renault Clio S1600
Estou muito contente, a concorrência era muito forte. Estou feliz com a vitória. Depois de dois anos a concorrer, valeu a pena. Foi pena o que aconteceu ao Basso, pois merecia vencer".
2006/2007/2009/2013
Giandomenico Basso
Carro: Fiat Abarth Grande Punto S2000/Peugeot 207 S2000
Estou muito feliz, ganhámos a prova e ganhámos o Campeonato Europeu. Estou felicíssimo. O carro estava óptimo, a equipa trabalhou muito bem e o público, na estrada, foi maravilhoso».
2008
Nicolas Vouilloz
Carro: Peugeot 207 S2000
Foi uma grande luta durante dois dias e a vitória acabou por ser nossa. É uma conquista nossa, da Peugeot Team Belux e foi importante para o IRC".
2010
Freddy Loix
Carro: Škoda Fabia S2000
Depois da primeira etapa quando fizemos o melhor tempo fiquei convencido que iria vencer este rali que é dos mais bonitos do mundo».
2011/2012/2014/2015
Bruno Magalhães
Carro: Peugeot 207 S2000/Peugeot 208 T16
Tinha prometido a mim mesmo e à minha equipa que iria vencer o Rali Vinho Madeira. Não sabia quando mas sabia que tinha velocidade para vencer esta prova, algo que provámos diversas vezes. A promessa está cumprida e estou muito satisfeito".
2016
José Pedro Fontes
Viatura: Citroën DS3 R5
Fiquei muito satisfeito com a minha prestação na última especial e acho que depois de tudo o que se passou, eu é que devo ser declarado vencedor".
2017/2018/2019
Alexandre Camacho (madeirense)
Carro: Peugeot 208 T16/Škoda Fabia R5
Era uma ambição que tínhamos e trabalhámos nesse sentindo. Finalmente conseguimos. Abdicámos de muita coisa e dedico à família e a todos os madeirenses que foram incansáveis na estrada. Esta foi das provas mais difíceis e estou muito feliz por esta conquista".