Festa da Flor e do Vinho Madeira com capacidade de público de 8.850 lugares
A edição 2020 da Festa da Flor realiza-se, excepcionalmente, de 3 a 27 de Setembro
A edição 2020 da Festa da Flor realiza-se, excepcionalmente, de 3 a 27 de Setembro, com um novo figurino, integrando a Festa do Vinho. Esta edição chama-se 'Festa da Flor e do Vinho Madeira', tem um orçamento de 790 mil euros e envolveu cerca de 2.100 pessoas na sua organização.
Na conferência de apresentação do programa do evento, que decorreu esta manhã, nos jardins do Museu Quinta das Cruzes, o secretário regional de Turismo e Cultura, revelou ainda que esta edição - marcada pela covid-19 e que obedecerá a um Plano de Contingência desenvolvido com as autoridade de saúde regionais - terá uma capacidade de público de 8.850 lugares distribuídos pelos vários momentos de actuação.
"Esta é uma edição diferente adaptada aos tempos actuais,, mas possível de concretizar".
Com o tema 'Madeira, Universo de Flores', a Festa da Flor e do Vinho irá contemplar mais de 50 actuações de 9 grupos (Animad, Caneca Furada, Dream Flowers, Fitness Team, Geringonça, Império da Ilha, Sorrisos de Fantasia, Tramas e Enredos e Turma do Funil), com o habitual cortejo a ser substituído por diversas iniciativas a decorrer em diferentes espaços da cidade do Funchal, nomeadamente na placa central da Avenida Arriaga, no Largo da Restauração, na Avenida Francisco Sá Carneiro e na Praça do Povo, esta última mais ligada à Festa do Vinho.
Os bilhetes para as actuações estarão disponíveis gratuitamente para turistas e população em geral nos postos de informação da Avenida Arriaga e do Vidamar, mas serão limitados à lotação de cada espaço (os tais 8.850 lugares).
Programa da Festa da Flor e do Vinho Madeira:
Mercado das Flores e Sabores Regionais - 3 a 27 Setembro
Local: Placa Central da Av. Arriaga
O mercado das flores permite ao público conhecer as inúmeras espécies florais e decorativas existentes na Madeira. Este espaço conta com 10 casas de madeira, que albergarão os comerciantes de flores e produtos regionais.
De modo garantir o respeito pelas normas de distanciamento e higiene emanadas pelas autoridades de saúde (IASAUDE e DGS) serão criados corredores de circulação para o público, para permitir a visita às várias áreas da Avenida Arriaga em segurança. Assim, locais e visitantes podem aqui adquirir (em segurança) flores num ambiente pitoresco e tradicional.
Além das flores, alguns dos produtos regionais estarão
presentes.
Exposição de Bordado Madeira e Artesanato Regional – da responsabilidade do IVBAM - 3 a 27 Setembro
Local: Entre a Sé e o Golden Gate Café
Concertos na Placa Central da Av. Arriaga - 3 a
27 Setembro
Madeira Wine Lounge - 3 a 27 Setembro
Local: Praça do Povo
Provas de Vinho com a presença dos produtores regionais com degustação de
petiscos regionais num espaço com ambiente 'lounge' e concertos ao vivo.
Este espaço comportará três zonas específicas: uma dedicada ao Vinho, com espaço de vendas por parte de produtores regionais e prova de vinho; outra destinada às actuações musicais e respectivo palco; e ainda uma área destinada à Gastronomia.
Muro da Esperança - 5 de Setembro
Local: Praça do Município
Cumprindo a tradição que data de 1979, as crianças poderão colocar uma flor no 'Muro da Esperança', este ano, sem a
habitual cerimónia e cortejo com as escolas, mas sim acompanhadas de forma
individual pelos seus familiares.
Actuações dos Grupos da Flor - 4, 5, 6 e 19, 20 Setembro (em dois fins-de-semana)
Local: Em vários espaços do Funchal
O Cortejo Alegórico da Flor, este ano dará lugar a actuações interpretadas pelos vários
grupos que costumam desfilar no referido cortejo. Distribuído por dois
fins-de-semana, e com o número reduzido de participantes, estas actuações, que
têm a flor como tema principal, terão lugar em vários locais do Funchal, numa
autêntica celebração às inúmeras espécies florais que desabrocham durante todo
o ano por toda a Região.
Exposição da Flor - 3 a 27 Setembro
Local: Praça da Restauração
A Exposição da Flor, que tem as suas origens no certame que decorria na década de 50 no Ateneu Comercial do Funchal, será mantida, com alteração de localização para a Praça da
Restauração, junto à Placa Central.
Neste espaço podem ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares de flores, dos mais variados tipos, produzidos em toda a Madeira, que são desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores.
As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias por um júri especializado, sendo os melhores espécimenes distinguidos com um prémio.
Tapetes Florais - 3 a 27 Setembro
Local: Em vários espaços do Funchal
A tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha
e tem origem na decoração das procissões religiosas.
Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos
a esta parte, os tapetes florais passaram a estar patentes por ocasião da Festa
da Flor, repetindo-se este ano neste evento que excecionalmente alia a Festa da
Flor à Festa do Vinho.
Madeira Flower Collection - 12 e 13 de Setembro
Local: Cais 8
O Cais 8 prepara-se para receber a 2.ª edição da iniciativa 'Madeira Flower Collection', que associa a moda a um dos maiores cartazes turísticos da Região.
Organizado pela Associação de Jovens Empresários Madeirenses (AJEM), o 'Madeira Flower Collection' conta com a presença de 18 criadores, que inspirados pela envolvência única das flores, irão fazer desfilar as suas propostas inovadoras, com liberdade de materiais e tecidos.
Para além do concurso de moda, que irá seleccionar, premiar e valorizar 9 dos estilistas participantes, mais 4 que na edição anterior. Nesta edição, a vertente infantil será uma novidade.
Em contexto pandémico, o evento está organizado de forma a respeitar regras e medidas de protecção, sobretudo em termos de distanciamento social, dividindo a presença dos estilistas por dois dias, e controlando a entrada do número de espectadores.
Concertos da Flor - 24 a 27 de Setembro
Concertos e animação em espaços emblemáticos dentro e fora do Funchal.
Durante este evento serão realizados concertos musicais no Funchal e em outros locais emblemáticos da ilha da Madeira com o propósito de descentralizar as festividades e reforçar a oferta de animação.