“Vocês vão ver como este concelho vai ser dos principais pontos turísticos” diz Albuquerque na abertura da marginal
“Vocês vão ver como este concelho vai ser dos principais pontos turísticos”, a afirmação acaba de proferida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, no momento em que era descerrada a bandeira da Região por ocasião da inauguração da Empreitada de Requalificação da Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira (marginal entre a Tabua e a vila), orçada em 2.889.00 euros.
Neste momento o chefe do Executivo madeirense percorre o trajecto ao lado do presidente da autarquia, do vice presidente e do secretário regional do Equipamento e Infraestruturas, Pedro Fino, e um pouco mais atrás diversas figuras que já pertenceram a anteriores governos, como Ventura Garcês ou Rui Gonçalves ambos secretários regionais das Finanças
A empreitada demorou cerca de um ano a concluir e é da responsabilidade do município da Ribeira Brava, embora ao abrigo de um contrato-programa com o Governo Regional.
Recorde-se que a obra de requalificação da Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira, marginal Ribeira Brava-Tabua era uma obra ansiada há mais de 13 anos e uma via importante, sobretudo para o movimento de trânsito para a frente-mar da Ribeira Brava, com potenciais benefícios para o comércio da Vila.
A obra incidiu sobre uma extensão de cerca de mil e quinhentos metros e inclui uma via de trânsito automóvel, no sentido de entrada na Vila da Ribeira Brava, bem como uma ciclovia e zona pedonal.
A infraestrutura é protegida por três galerias de segurança, nas três zonas identificadas como de maior risco e que suportam desabamentos, que são encaminhados diretamente para a costa marítima.
Este projeto incluí ainda a instalação de sismógrafos que trabalharão sincronizados com semáforos de emergência que são acionados sempre que se detete limiares de movimentação suficientes para pôr em causa a segurança.
Contemplou ainda a criação de um amplo espaço polivalente para a receção de vários eventos.
A requalificação da marginal Ribeira Brava vem ao encontro do projeto final da autarquia: ligar através de uma zona pedonal e ciclovia as freguesias da Tabua, Ribeira Brava e Serra de Água.