Madeira sob aviso amarelo devido ao tempo quente
Aviso vigora até à próxima quarta-feira, dia 26 de Agosto, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima
O arquipélago da Madeira e quatro distritos do continente (Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja) estão a partir de hoje e até quarta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso amarelo vigora até às 21 horas de dia 26 de Agosto, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê ainda para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado de Nordeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora.
No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 22 e os 29 graus e no Porto Santo entre os 22 e os 27.
Refira-se ainda que o arquipélago da Madeira apresenta hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.