“Monstros” retirados de vários pontos do concelho de Câmara de Lobos
A empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM) e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos efectuaram, hoje, em todo o concelho, uma acção de limpeza mais intensiva em pontos mais críticos de abandono dos designados ‘monstros’ (eletrodomésticos, colchões, móveis e outros objectos domésticos volumosos) e resíduos verdes provenientes das limpezas de jardins e outros espaços urbanos.
Uma nota de imprensa da ARM dá conta que para esta acção foram mobilizados 15 colaboradores e cinco viaturas dos departamentos de recolha de resíduos da ARM e da Câmara. No total foram recolhidas mais de 20 toneladas de resíduos, que foram encaminhados para tratamento adequado nas estações da ARM.
“A ARM tem vindo a verificar cada vez mais casos de abandono de ‘monstros’, (…) particularmente junto aos contentores públicos de deposição de resíduos”, refere-se na mesma nota. Face a esta situação, a empresa pública, em parceria com as câmaras municipais aderentes (Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana), “tem vindo a implementar várias medidas, entre acções de sensibilização, acções de limpeza pontuais em locais mais críticos e reforço dos meios e circuitos de recolha, para mitigar estas situações, com o objectivo de salvaguardar a saúde pública, promover o bem-estar da população, proteger o ambiente e contribuir para a manutenção dos espaços públicos dos referidos concelhos”.
Há poucas semanas foi lançada uma campanha de sensibilização intitulada “Pega O Monstro”, com o grupo 4Litro, com o objectivo de consciencializar a população para o não abandono de resíduos verdes e monstros, bem como promover o serviço gratuito de recolha destes resíduos, que a ARM disponibiliza aos seus clientes nos cinco municípios aderentes. A mensagem de apelo vai no sentido de que as populações não abandonem os seus resíduos na via pública, pois têm ao dispor um serviço gratuito de recolha destes resíduos.