PS aplaude passagem do ‘Bailinho da Madeira’ à semi-final das '7 Maravilhas'
A candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Calheta foi repescada, pelo que o 'Bailinho' se junta, agora, aos restantes semi-finalistas do concurso
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista vai apresentar, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, um voto de louvor ao 'Bailinho da Madeira', pela passagem à semi-final do concurso '7 Maravilhas da Cultura Popular'.
João Filipe Pestana , 16 Agosto 2020 - 19:51
Recorde-se que ontem, no programa transmitido pela RTP 1, a candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Calheta foi repescada, pelo que o 'Bailinho' se junta, agora, aos restantes semi-finalistas do concurso.
A deputada Sofia Canha destaca a grande relevância do 'Bailinho da Madeira', o qual constitui um marco identitário da cultura madeirense que extravasa as próprias fronteiras da ilha, ao ser promovido pelas nossas comunidades emigrantes por todo o mundo.
Enquanto vereadora na Câmara Municipal da Calheta, vai igualmente apresentar um voto de louvor na autarquia por esta distinção.
A música e a letra do 'Bailinho da Madeira' têm a sua génese no concelho da Calheta, tendo como autor o poeta popular João Gomes de Sousa, popularmente conhecido como 'Feiticeiro da Calheta'. Com origem naquela localidade, o 'Bailinho' foi ganhando maior abrangência, tendo atingido a dimensão regional e conquistando ao longo do tempo projecção internacional.