Campanha "Lá em Cima" quer levar os portugueses a descobrirem os subdestinos do Norte
O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação de Turismo do Porto lançaram hoje a primeira campanha conjunta, intitulada "Lá em Cima", que pretende levar os portugueses a "descobrirem os quatro subdestinos" da região Norte.
"Hoje é um momento muito importante para a Associação de Turismo do Porto (ATP) e para o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) porque, finalmente, passamos a trabalhar conforme sempre foi desejo das duas direções: estar a trabalhar juntos", afirmou hoje Luís Pedro Martins, presidente da TPNP.
"Lá em Cima" é a primeira de uma série de campanhas de promoção da região Norte que vão ser lançadas pelas duas entidades, sendo que o lema desta é levar os portugueses a "descobrirem e redescobrirem" os quatro subdestinos da região Norte - Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes -, que conta já com cerca de cinco mil selos Clean & Safe.
Com um financiamento a rondar os "60 a 70 mil euros", a campanha assenta, sobretudo, em meios digitais, nomeadamente, numa página 'web' intitulada "o norte lá em cima", sendo que o objetivo é "chegar a outros mercados e meios como a televisão".
Na plataforma da Internet, que fica disponível hoje, os utilizadores podem entrar em contacto, através do 'live chat', com membros da equipa do TPNP e da ATP para receberem "em tempo real" sugestões e atividades sobre o destino, bem como reservar experiências turísticas.
Em declarações aos jornalistas, à margem da sessão de lançamento, Luís Pedro Martins explicou que esta campanha surge no âmbito de uma candidatura ao programa Norte 2020 de cerca de 2,5 milhões de euros, financiamento que possibilitará realizar um "conjunto de ações de promoção da região" para o mercado português, espanhol e internacional.
"Esse é um trabalho que ainda estamos a iniciar", garantiu o presidente do TPNP, acrescentando esperar que, neste momento, "o mercado nacional seja sensível" aos apelos e à campanha "Lá em Cima".
Por sua vez, Ricardo Valente, presidente da ATP, afirmou que os números em termos de reservas, quer de hotéis, quer de voos, para a cidade do Porto "são bastante animadores" para os meses de julho, agosto e setembro, não deixando, contudo, de ressalvar que 2020 é um "ano desafiante".
"O pior que nós podíamos ter era um conjunto de empresas, entidades, empresas de animação turística, restauração e hotelaria que não tivessem a capacidade de passar para o ano de 2021. Acho que está a ser feito esse esforço. As nossas expectativas na cidade do Porto é que vamos ter um ano muito menos mau do que pensávamos há uns meses do ponto de vista de taxas de ocupação", referiu.
Tanto Ricardo Valente como Luís Pedro Martins acreditam que "2021 vai ser o grande ano da recuperação".
A sessão de lançamento da campanha, que decorreu no Porto Palácio Hotel, contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que, além de ter considerado este "um momento histórico" para as duas entidades, lembrou que 2020 é um ano "desafiante" em que o Porto, à semelhança de outras regiões do país, "tem de jogar para o empate".
Também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), Fernando Freire de Sousa, salientou o "momento histórico, ainda que à escala", para as duas entidades, apelando às mesmas para que estejam "preparadas" para o futuro que se avizinha.
Já o presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, salientou a "rapidez" com que este "projeto ambicioso" foi desenvolvido para o Norte, considerando que "mais do que empreendedora, a região é resiliente e faz das tripas coração".