Número de casos na Indonésia ultrapassa os 100 mil
A Indonésia anunciou hoje que registou já mais de 100 mil casos de SARS-CoV-2, o número mais elevado de contágios no sudeste asiático, e que morreram até ao momento 4.838 pessoas devido à covid-19, a doença provocada pelo vírus.
O ministro da Saúde do Governo de Jacarta disse que as autoridades sanitárias "ainda desconhecem quando pode ser atingido o pico", referindo-se ao elevado número de contágios de covid-19.
O ministro disse que foram registados 1.525 contágios nas últimas 24 horas, fazendo aumentar para um total de 100.303 os casos no país.
Admite-se que o registo deste aumento do número de casos pode estar relacionado, entre outros factores, com os testes médicos que estão a ser efectuados na Indonésia.
De acordo com as autoridades morreram 57 pessoas nas últimas 24 horas, vítimas de covid-19, fazendo aumentar para 4.838 mortos no arquipélago.
Os surtos mais recentes têm surgido em locais de trabalho como escritórios ou unidades fabris.
O responsável pelo Grupo de Trabalho contra a covid-19, Doni Monardo, disse que é ainda impossível prever "pico da pandemia" no país.
"Ainda não sei quando se vai registar o pico. Observamos flutuações, em algumas zonas há aumento do número de casos e noutras diminuição", afirmou.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 645 mil mortos e infectou mais de 16 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.