Guilherme Lourenço vence Trail Porto da Cruz Natura 50km
Distâncias e máscaras presentes no Trail. Desta vez não houve a grande enchente na chegadas dos atletas
O atleta Guilherme Lourenço, do CRP Ribaria, foi o vencedor do Trail Porto da Cruz Natura 50km, que se realizou este domingo, dia 19 de Julho.
Veja o vídeo do cruzar da meta deste estreante na Madeira:
Luís Fernandes, do Porto da Cruz, e Tiago Aires, do ACD do Jardim da Serra, conquistaram respectivamente o segundo e o terceiro lugar da prova, uma das seis que decorrem no município de Machico (a par do MIUT, o ULTRA Madeira, o Trail, o Trail de Água de Pena, o Trail do LUDENS e o Trail Nocturno), que hoje apresentou uma nova marca.
Eugénio Perregil , 19 Julho 2020 - 11:40
A competição espelhou ainda contingências da covid-19, com as distâncias e máscaras a marcar presença na prova. Ao contrário do que é habitual, desta vez não houve a grande enchente na chegadas dos atletas.
Sobre o Trail Porto da Cruz Natura 50km
O Trail Porto da Cruz Natura 50km , percorre os limites da freguesia do Porto da Cruz, indo dos 6m de altitude até aos 1420m no Poiso. Pelo caminho sobe ao topo da Penha D'Águia (580m) e a encosta do Lombinho (2,5km com 500m D+).
A partida é dada junto à praia da Alagoa e os atletas vão percorrer a marginal do Porto da Cruz em direcção ao cais (conhecido por 'Furna'), contornando a piscina e subindo até a Igreja, para depois descer em direcção ao Centro Cívico do Porto da Cruz. Aqui então começam a verdadeira subida, que os leva até ao topo da Penha D´Águia com os seus 580m de altitude, daqui desce até de novo ao nível do mar para voltar a iniciar uma subida até à Levada do Furado, mais conhecida como a "levada do Ribeiro Frio" situada aos 800m de altitude. Aqui percorrem a levada desde a zona do Pico do Suna até ao Ribeiro Frio, e desce seguem pela subida do limite da encosta até ao Chão das Feiteiras que leva de seguida os atletas até o Poiso (cruzamento das 4 estradas) - o ponto mais alto do percurso com 1416m de altitude. Deste ponto para a frente começa a parte descendente da prova, que terá passagem pela zona dos "Lamaceiros", onde logo após encontram o novo segmento da prova, precisamente a descida do "Bardo" até o "Solar dos Leais", aqui enfrentam nova subida para a "Portela", aqui antes de chegar às "Funduras" os atletas têm uma descida até a Maiata de Cima e ligação por uma levada até a base do "Lombinho" para aqui, enfrentarem a subida do "Lombinho" com os seus 500mD+ em 2,5km. Finalmente, após esta subida, estarão na zona das "Funduras" onde encontram a descida em direcção ao centro do Porto da Cruz, pela belíssima vereda do "caminho da degolada" que leva os atletas das "Funduras" para o "Cabo de Larano".
Este percurso apresenta um desnível positivo de 3600m.