Boas práticas no sector turístico
O sector do turismo é um dos mais atingidos pela pandemia atual, sendo imperativo adotarmos medidas excecionais para proteção de todos os hóspedes, colaboradores, mas também de apoio e proteção da população madeirense.
A União Europeia tem vindo a debruçar-se sobre a retoma das atividades turísticas no contexto atual da pandemia à escala mundial do vírus SARS-CoV-2, de modo a definir um plano de ação e protocolos que envolvam todos os Estados Membros, para manter os cidadãos em segurança.
No panorama regional, a adoção destas boas práticas equivale a uma certificação de todo o sector e difere-nos do panorama internacional, pelo que têm sido tomadas medidas excecionais destinadas à proteção dos cidadãos, mas também às atividades públicas e privadas.
Considere abaixo as diversas vertentes que terão que ser implementadas:
- Cada entidade deve avaliar a sua Organização, implementando medidas internas e externas específicas em função das suas estruturas;
- Estas medidas devem abranger não só a organização, mas todos os seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores;
- Os Planos de Contingência devem ser revistos e adaptados a esta nova realidade, assim como os Planos de Higienização – estes devem ser revistos, conhecidos e extensíveis a todos os funcionários da organização e devem estar afixados em locais visíveis;
- As orientações das Autoridades de Saúde deverão ser seguidas, principalmente no que toca a EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual – e a limpeza e higiene de áreas e superfícies;
- A adoção destas boas práticas vai permitir a confiança dos viajantes, assim como, a contribuição para um controlo da transmissão do vírus.
Existem vários momentos, em que o que conhecíamos terá de sofrer alterações em prol da saúde e da segurança pública. Mantém-se os conselhos da DGS – Direção Geral de Saúde, relativos ao sector do turismo:
- Distanciamento social;
- Utilização obrigatória de EPI’s para todos os colaboradores;
- Disponibilizar desinfetantes à entrada dos estabelecimentos e de áreas diversas;
- Reforço da limpeza e desinfeção, mas principalmente das superfícies de maior contacto;
- Informação e divulgação visível de medidas preventivas;
- Garantir áreas de isolamento;
- Disponibilizar KIT’s para hóspedes e informação sobre a limpeza e desinfeção dos quartos;
- Criar protocolos rígidos de segurança sanitária;
- Efetuar registo de limpeza e desinfeção de todas as áreas comuns.
A Seta Verde – Higiene, Lda. disponibiliza aos seus clientes, vários tipos de desinfetantes de superfícies duras e de tecidos, adequados e certificados pela DGS – Direção Geral de Saúde e pela DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Dispomos também de três variedades de KIT’s para hóspedes, assim como, a possibilidade de aquisição de invólucros biodegradáveis e de toalhitas desinfetantes individuais.
Temos ainda, um cabaz económico para Alojamentos Locais.
Se precisar de assistência, os nossos consultores comerciais já estão certificados para sensibilizar sobre os procedimentos a adotar e incentivar à retoma dos sectores de turismo, com o Certificado Clean & Safe do Turismo de Portugal.
A PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL!
Telefone: 291 930 500
E-mail: [email protected]
Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda
Biosoluções® – amiga do ambiente!
Fonte e para mais informações:
https://www.madeira.gov.pt//Portals/31/Users/081/37/337/20200608%20COVID%20SAFE%20TOURISM.pdf