Calor e vento geram avisos amarelos
Madeira e Porto Santo estão hoje com risco extremo de exposição aos raios ultravioleta. Máxima chega aos 28ºC
Há de novo aviso amarelo para tempo quente emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para a costa Sul e regiões montanhosas a partir do meio-dia de hoje, mantendo-se em vigor até às 18 horas de amanhã, devido persistência de valores elevados da temperatura máxima. Nesta terça-feira os termómetros devem subir aos 28ºC na Madeira, aos 25ºC no Porto Santo, estando o índice dos raios ultravioleta nas duas ilhas em nível extremo, 11, numa escala de 1 a 11+.
Também entre as 15 horas de hoje e as 12 horas de amanhã estará ainda em vigor um aviso amarelo para vento, apenas nas regiões montanhosas, com rajadas até 95 km/h, em especial nos extremos Leste e Oeste.
O dia de resto será de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes Norte da ilha da Madeira e Porto Santo até meio da tarde e para o final do dia. O vento começa fraco a moderado (até 30 km/h), tornando-se moderado (20 a 35 km/h) na ilha de Porto Santo a partir do final da tarde, soprando por vezes forte (até 45 km/h) nos extremos Leste e Oeste da ilha da Madeira, com rajadas até 65 km/h, em especial a partir da tarde. Como referido, nas terras altas, o vento soprará moderado a forte (30 a 50 km/h), com rajadas até 95 km/h a partir do meio da tarde. Está prevista pequena subida da temperatura máxima.
No Funchal, conte com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco (inferior a 15 km/h).
No mar, a temperatura está entre os 22/24ºC, na costa Norte com ondas de Norte/Nordeste com 1,5 a 2 metros, aumentando para 2 a 2,5 metros. Na costa Sul com ondas de Sueste com 1 metro.
Hoje o Porto Santo está com risco muito elevado de incêndio. Algumas zonas do concelho do Porto Moniz apresentam risco elevado, revela ainda o IPMA.
Além da Madeira, quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, são eles Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, sob aviso amarelo até às 17h de quinta-feira. O IPMA emitiu também aviso amarelo para todos os distritos de Portugal continental (18) para quarta e quinta-feira.
O IPMA prevê a continuação de tempo quente pelo menos até ao fim-de-semana. Durante esta semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35 graus Celsius no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus nas regiões do interior.
Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20 graus em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais.
De acordo com o IPMA, os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior.
Na origem do tempo quente está, segundo o IPMA, um "anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o Norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do Norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura ao longo da semana".
Hoje as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (na Guarda, Bragança e Leiria) e os 27 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Aveiro) e os 40 (em Évora).
Além do arquipélago da Madeira, também o dos Açores, com excepção da ilha das Flores que está com níveis muito elevados, apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV).