UMAR premeia vencedoras de concurso de artesanato e artes plásticas
A 2.ª edição deste concurso teve como tema 'Feminismos e Liberdade'
A UMAR Madeira entregou hoje, dia 1 de Julho, os prémios às vencedoras da segunda edição do concurso de artesanato e de artes plásticas promovido pela associação, desta vez com o tema Feminismos e Liberdade.
Às participantes foi-lhes pedido que criassem trabalhos alusivos à luta pela igualdade de direitos e oportunidades e à liberdade que tem vindo a ser conquistada pelas mulheres ao longo dos tempos.
"É importante estimular a participação artística das mulheres, independentemente da sua formação base, para que, através da criatividade, surjam mensagens e reflexões muito importantes sobre cada tema abordado, relacionado com as mulheres e o seu percurso em busca dum mundo mais justo e igualitário. A arte, que inclui o artesanato, é capaz de transmitir emoções fortes", sublinha a UMAR Madeira em comunicando de imprensa, garantindo que este é um concurso "para continuar".
Desta vez, o concurso foi aberto a todas as mulheres residentes no arquipélago da Madeira com mais de 16 anos, independentemente de serem associadas ou não da UMAR.
A data prevista para entrega dos prémios deste concurso era o dia 25 de Abril, mas teve que ser adiada devido à pandemia covid-19.
O júri do concurso foi constituído por: Joana Martins, em representação do secretariado do núcleo da UMAR da Madeira, pela artista plástica Fátima Spínola e a artesã e professora Maria João Freitas.
Lista das vencedoras (categoria Artesanato):
- 1.º Prémio (250 euros): Cecília Nóbrega, 'Livres'
- 2.º Prémio (150 euros): Elda Spínola, 'A Realidade de um Sonho'
- 3.º Prémio (100 euro): Guarete Figueira, 'Eu também sou capaz!'
Lista das vencedoras (categoria Artes Plásticas):
- 1.º Prémio: Marcela Campo, 'Somos a soma de todas que vieram antes de nós'
- 2.º Prémio: Valentina Silva Ferreira, 'Balões da Liberdade'
- 3.º Prémio: Rita Fernandes – Pintura em tela sem título
Foram ainda atribuídas menções honrosas aos trabalhos de Guida Vieira ('bandeira da UMAR bordada à mão') e Teresa Silva ('bouquet de cravos').