“Tem de haver reabertura das ligações [aéreas]”, diz Sérgio Jesus
“Tem de haver reabertura das ligações [aéreas]”, disse o responsável pelo ECAM. Sérgio Jesus lembra que a “Madeira bateu todos os recordes” do turismo e que é necessário abrir a ilha, novamente, ao exterior.
Sérgio Jesus alerta que as “pessoas vão perder a confiança no sistema” e que “neste momento é preciso criar confiança e ter os pés na terra”. O empresário defende que é necessário ter uma “residência, uma equipa técnica a devorar as linhas que estão a sair da UE. Porque o lobbie é legitimo”.
Para Jesus, o quadro comunitário da Região deve “estar assente em questões nucleares” como é a do turismo, até porque “é a nossa forma mais clean, em termos ambientais, de termos indústria”.
Além disso, focou a questão fiscal, “ainda melhor porque as pessoas nem têm de vir à Madeira”. O empresário vinca que os negócios têm de existir para gerar impostos e pagar tudo o resto” e que a Zona Franca não é um paraíso fiscal, mas uma plataforma de excelência para a exportação de empresas. “É preciso acabar de tratar a zona franca como se fosse um negócio sujo”, disse.
‘Pensar o futuro’ é um ciclo composto por 12 conferências transmitidas em dnoticias.pt e no canal 700 da NOS Madeira, e que têm como objectivo definir estratégias globais e sectoriais para a Região que por agora sofre os impactos da pandemia, mas que, com a devida ponderação e reflexão, terá que preparar de forma sustentada o regresso à normalidade, mesmo que nova e diferente.
Este ciclo é patrocinado pela NOS Madeira, Socicorreia e banco Santander.
Os convidados de hoje são Rui Barreto, secretário regional da Economia, Cristina Pedra, presidente do Conselho Consultivo de Economia, Gregório Mourinho, CEO da empresa de contabilidade e consultoria Previsão, Roberto Figueira, partner da PKF Madconta, e Sérgio Jesus, que lidera a ECAM, numa conferência moderada por Leonel Freitas.