>
Madeira

Madeira é região do país com melhor desempenho ambiental

A Região Autónoma da Madeira foi reconhecida pelo INE como a região do país com melhor desempenho ambiental.

“Foi com muita satisfação que neste Dia Mundial do Ambiente, que o Governo Regional teve conhecimento que o índice de qualidade ambiental de 2018 foi o mais elevado das sete grandes regiões do país (Norte, Algarve, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira). Isto demonstra que as nossas políticas estão correctas”, vincou a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas durante a visita à Central de Compostagem, na Meia Serra.

“O índice de qualidade ambiente d Madeira, em 2018, situou-se em 109,16, registando ainda uma melhoria face a 2017 (108,49)”, sublinhou Susana Prada.

A governante aproveitou ainda a visita à Central para dizer que esta infra-estrutura é um exemplo do princípio da Economia Circular: “não faz mais do que produzir um adubo natural, não poluente, a partir de resíduos verdes provenientes dos jardins de toda a ilha”. “A Economia Circular, que devemos adoptar, é um modelo que regenera recursos em vez de os esgotar”, reforçou.

De referir que antes da reactivação da Central de Compostagem, os resíduos eram entregues na Meia Serra e iam para a incineradora. “Agora, aquilo que antes era resíduo, passa a ser um recurso, é reutilizado para produzir adubo natural, 100% orgânico”, realça a secretária regional.

Este fertilizante natural é oferecido à população, basta para o efeito que se desloque à Meia Serra ou ao Porto Novo.

A reactivação da Central de Compostagem teve um investimento de 110 mil euros e produz 1000 toneladas de composto por ano.

Fechar Menu