OMS dá 565 mil euros a Cabo Verde para reforçar combate à pandemia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai disponibilizar 565 mil euros a Cabo Verde para o reforço do combate ao novo coronavírus, anunciou hoje o Governo cabo-verdiano.
Numa nota, o Governo de Cabo Verde informou que os fundos disponibilizados pela OMS vão servir para o reforço da capacidade de resposta em comunicação de risco e envolvimento da comunidade na implementação e reforço de laboratórios de virologia para o diagnóstico da covid-19.
O financiamento da agência da ONU vai ainda servir para Cabo Verde adquirir viaturas, ambulâncias, equipamentos e ainda reforço dos recursos humanos.
O acordo para disponibilização dos 62 milhões de escudos (565 mil euros) vai ser assinado na sexta-feira, entre o ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, e o representante da OMS em Cabo Verde, Hernando Agudelo.
A anúncio do financiamento da OMS surgiu no dia em que Cabo Verde registou 25 novos casos, elevando o acumulado nacional para 502, distribuídos pelas ilhas de Santiago (437), Boa Vista (56), São Vicente (04) e Sal (04).
Do total de casos registados, contabilizam-se cinco óbitos, dois doentes foram transferidos, 240 recuperados e o país tem neste momento 255 doentes internados nos isolamentos institucionais.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infectou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.