Final da Taça de Itália será decidida antes do recomeço da Serie A
Os jogos da segunda mão da Taça de Itália de futebol vão realizar-se a 12 e 13 de Junho, e a final a 17, poucos dias antes de recomeçar a Serie A, confirmou hoje o ministro do Desporto.
“Pedi para que o futebol pudesse ser retomado com a Taça de Itália, com os três jogos a serem transmitidos em directo e em canal aberto, na RAI”, revelou Vincenzo Spadafora, na rede social Facebook.
Após três meses de suspensão, devido à pandemia de covid-19, o futebol em Itália será retomado com a Taça, à porta fechada, sendo que a Juventus, do internacional português Cristiano Ronaldo, recebe o AC Milan, em 12 de junho, depois do empate 1-1 que se verificou em Milão, onde o avançado luso anotou o tento dos ‘bianconeri’.
No dia seguinte, o Nápoles, que conta com o lateral português Mário Rui, vai defender, em casa, a vitória obtida no terreno do Inter de Milão, por 1-0, na primeira mão.
A final da ‘Coppa de Italia’ está marcada para 17 de junho, no Estádio Olímpico, em Roma.
Desta forma, o vencedor da Taça de Itália ficará definido antes de recomeçar a Serie A, que será retomada no fim de semana de 20 e 21 de junho, com os quatro encontros em atraso da 25.ª jornada: Atalanta -Sassuolo, Verona-Cagliari, Inter de Milão-Sampdoria e Torino-Parma.
A partir do dia 22 de junho começarão a ser disputadas as partidas da 27.ª jornada.
Os campeonatos de futebol de França, Escócia, Bélgica e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália e Espanha. Portugal voltou à competição na quarta-feira e a Liga alemã regressou em 16 de maio.
Itália é um dos países mais afectados pela pandemia de covid-19, com 33.689 mortos e mais de 234 mil casos de infeção confirmados.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.