>
País

Pedro Lima deu a cara em campanha pela Madeira no pós-20 de Fevereiro

Jornalista madeirense Filipe Santos Costa recorda convite ao actor

None Ver Galeria

Pedro Lima foi uma das figuras públicas nacionais que participaram na campanha de solidariedade dos ‘Fãs da Madeira’, intitulada ‘Este ano vá de férias à Madeira - É bom para si e para quem lá está’, que surgiu depois da tragédia do 20 de Fevereiro, em 2010.

O actor português, assim como as 30 figuras públicas deram a cara pela campanha sem cobrar um cêntimo.

A iniciativa era constituída por spots de televisão e de rádio, anúncios de imprensa e um website.

Amante da prática de surf, esta era a frase que o acompanhava na campanha: “Eu vou sacar grandes tubos para o Paúl do Mar”.

Além de Pedro Lima, participaram também Margarida Rebelo Pinto, Rui Veloso, Maria Rueff, Fernando Alvim, Pedro Mourinho, Judite de Sousa, Manuel Luís Goucha, Guta Moura Guedes, a estilista madeirense Fátima Lopes, Pedro Granger, Rogério Samora, Virgílio Castelo, Marcelo Rebelo de Sousa, Rita Ferro Rodrigues, João Adelino Faria e Kátia Guerreiro. Muitos deles chegaram a estar presentes na apresentação da iniciativa, que decorreu no Hotel Pestana Palace.

Pedro Lima “era mesmo fã da Madeira”

Filipe Santos Costa, jornalista madeirense e mentor da campanha de solidariedade ‘Fãs da Madeira’, recordou que o actor se mostrou logo disponível para fazer parte desta iniciativa, até porque “era mesmo fã da Madeira” e “já tinha ido várias vezes fazer surf no Paul”.

“O Pedro foi dos primeiros nomes que pus numa lista que incluía actores, músicos, políticos e outras celebridades. Liguei-lhe e expliquei ao que ia: queria que ele cedesse para uma campanha, sem custos, a sua imagem, que valia bastante dinheiro. Ele respondeu logo que sim”, recordou.

O jornalista madeirense e mentor da campanha revelou que o actor encarou este desafio com profissionalismo, aliás como é conhecido pelos colegas de profissão.

“O Pedro não podia ter sido mais solícito e profissional. Concordou com tudo o que lhe propusemos, e acabou por ser uma das caras dos cartazes de rua e anúncios de imprensa, fotografado pelo grande Carlos Ramos a simular uma pose de surfista. Confesso que era a minha foto favorita da campanha, pela alegria e boa-disposição que ele transmitia, com um bigode ridículo a que estava obrigado por causa da personagem da novela que ele fazia na época. A campanha queria ser assim mesmo: alegre, positiva, feliz com a ideia de ir à Madeira para umas grandes férias”, disse.

Depois da realização dessa campanha, lembra-se que Pedro Lima era sempre simpático quando se encontravam nos ‘corredores da fama’.

“Não ficámos amigos depois disso, mas falávamos sempre que nos encontrávamos. O cumprimento dele era quase sempre o mesmo: “Então, tens ido à Madeira?”, contou.

Recorde-se que Pedro Lima foi encontrado morto este sábado de manhã, na Praia do Abano, no Guincho.

Inicialmente, a comunicação social avançou o actor estava desaparecido há dois dias. No entanto, o director de programas da TVI, Nuno Santos, revelou que esteve em gravações durante o dia de ontem, sexta-feira. Pedro Lima estava a gravar uma nova novela, ‘Amar Demais’, que irá estrear em Setembro, na qual era protagonista.

O alerta foi dado por dois amigos e, segundo a CMTV, o actor terá enviado mensagens de despedida, pelas 07 horas de hoje, e deixado uma carta.

O corpo de Pedro Lima estava no mar, junto a uma falésia. Foi localizado e recuperado por uma embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, da PSP e da Polícia Marítima.

O conhecido actor tinha 49 anos e cinco filhos.

Além de actor e de modelo, foi também atleta olímpico na modalidade de natação, por Angola, tendo representado o país em 1988 e 1992.

Pedro Lima, conhecido por ser de sorriso fácil, entrou no meio artístico através de Ricardo Carriço na Central Models. Iniciou-se na RTP2 a apresentar o programa ‘Magacine’ sobre cinema.

O actor participou em novelas, como ‘O Último Beijo’, ‘Ninguém como Tu’, ‘Fala-me de Amor’, ‘Ilha dos Amores’ e ‘A Outra’.

Além disso, também fez cinema e teatro. Recorde-se que Pedro Lima chegou a passar pela Madeira, no ano 2000, onde participou no espectáculo de teatro ‘Balas sobre a Broadway’. Uma encenação de Eduardo Gaspar para o MADS - Madeira Amateur Dramatic Society, que decorreu no Teatro Municipal Baltazar Dias.

A primeira vez que pisou um palco foi na Madeira.

Várias figuras públicas manifestaram o seu pesar pela sua morte nas redes sociais.

Fechar Menu