Secretário regional de Mar e Pescas entrega certificados de formação
Cerca de meia centena de funcionários da Direcção Regional das Pescas estão agora mais bem preparados para o desempenho das suas funções, depois de terem participado numa acção de formação profissional de “boas práticas de higiene e segurança alimentar nas lotas, postos de recepção de pescado e entrepostos frigoríficos”.
A acção foi promovida pela Escola Agrícola da Madeira e o plano de formação teve a duração de 16 horas, envolvendo uma componente teórica e outra prática. Sensibilizar os funcionários que trabalham nas áreas referidas para a “importância da higiene e utilização de comportamentos adequados”, foi o foco principal da formação.
A formação profissional foi dividida em três sessões, tendo decorrido ainda sob a égide da anterior secretaria regional, mas agora, concluído o processo, foi o secretário regional de Mar e Pescas quem procedeu à entrega dos certificados aos participantes, em dois momentos separados, um na lota do Funchal e outro na do Caniçal, com a presença do director regional de Pescas, Rui Fernandes.
Teófilo Cunha reforçou a importância da formação na “melhoria dos serviços” e, em consequência, “a aquisição de conhecimentos que permitem aos funcionários desempenharem as funções em respeito pelas normas e pelas técnicas legais, garantindo maior segurança aos consumidores”.
A formação profissional foi ministra pelo médico veterinário Pedro Delgado, que também é Chefe de Divisão de Lotas e Mestre em Ciências do Consumo Alimentar, e Maria João Aveiro, técnica superior, que exerce funções de higiene e segurança alimentar desde 2013.