Agência Europeia certifica primeiro avião eléctrico
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) anunciou hoje que foi certificado, pela primeira vez, “uma aeronave totalmente eléctrica” desenvolvida pela empresa eslovena Pipistrel Aircraft.
“Esta é a primeira aeronave eléctrica a ser certificada pela AESA, mas não será certamente a última”, afirmou Patrick Ky, director-executivo da instituição.
A certificação é um pré-requisito essencial para a entrada em serviço de uma nova aeronave.
A aeronave fabricada pela companhia eslovena, a Velis Electro, é uma aeronave de dois lugares destinada principalmente à formação de pilotos.
“É consideravelmente mais silencioso do que outros aviões e não produz gases de combustão”, sublinhou no documento Ivo Boscarol, administrador da empresa.
O avião é equipado “com o primeiro motor eléctrico certificado, o E-811-268MVLC”, segundo a agência europeia, acrescentando que a certificação, emitida em 18 de maio, foi obtida “em menos de três anos”.
O projecto de certificação foi realizado em duas partes, segundo a AESA: “em primeiro lugar, as actividades típicas de certificação relacionadas com a aeronave e, paralelamente, um programa coordenado de ensaios de voo”.
Segundo o administrador, esta certificação “é o primeiro passo para a utilização comercial de aviões eléctricos”.