Madeira em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta
Portugal Continental e a Região Autónoma da Madeira apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) e os Açores está com níveis elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado, com nebulosidade no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até meio da manhã e no interior durante a tarde e vento moderado a forte na faixa costeira ocidental durante a tarde.
As temperaturas máximas vão variar entre os 20 graus celsius (Aveiro e Porto) e os 27º (Faro, Évora e Castelo Branco) e as mínimas entre os 9º (Viseu e Bragança) e os 16º (Sagres).