DGS vai divulgar dados mais actualizados nos boletins diários
A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai “em breve” começar a divulgar dados mais atualizados nos boletins epidemiológicos diários, entre os quais os casos de infeção ativos e recuperados, foi hoje anunciado.
“Vamos dar os números mais atualizados porque conseguimos montar uma plataforma, com o contributo de todos os médicos de medicina geral e familiar, que atualizaram essa plataforma”, informou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária em que é feito o ponto de situação da pandemia em Portugal.
Essa informação, explicou, “permite dizer quantas pessoas, das que adoeceram e ficaram nas suas residências e foram seguidas pelos centros de saúde, já recuperaram”.
Os números de casos ativos e recuperados vão ser disponibilizados “a breve prazo”, garantiu.
A diretora-geral da Saúde assegurou também para “tão breve quanto possível atualizar” as normas de segurança relativas à pandemia para grávidas e para os partos.
Graça Freitas sublinhou que “é uma das prioridades” da DGS.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.114 pessoas das 27.268 confirmadas como infetadas, e há 2.422 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.