Subsídio por Covid-19 a motoristas da HF
Uma notícia suscitou-me alguma revolta, pois sou a favor da igualdade....e se uns têm direito, logo também os semelhantes têm de ter.
Ora, fiquei a saber que os motoristas da Horários do Funchal vão ter direito a um subsídio especial devido ao risco da Covid-19.
Dentro da mesma empresa e nas mesmas condições, não estarão também outros funcionários?
Pelo que sei os motoristas correm riscos, mas e os fiscais que fiscalizam os títulos de transporte?
Estes passam 8 horas a entrar e a sair dos autocarros, a ter contacto muito próximo com os diversos passageiros (isto porque é impossível respeitar uma distância de segurança nesta profissão e num corredor de um autocarro), a tocar constantemente nas diversas partes do interior do autocarro para se segurarem, para não falar de outras situações.
Pelo que me parece não deveriam também ter direito a este subsídio ou será que não se consideram como grupo de risco?
Tenho conversado com vários senhores que prestam este serviço e todos manifestam o receio em comum de risco acrescido em contrair o vírus dado o contacto generalizado com o público. Estão munidos de uma simples máscara de pano e nada mais.
Se a empresa acha que os senhores motoristas estão expostos, então deveria olhar melhor e ver que existem outros na mesma situação.
É pena nos dias de hoje ainda existir tanta discriminação e tanta desigualdade.
E não seria também importante atribuir um subsídio desta natureza a todos quantos estão em situação semelhante, nas vastas áreas económicas?