>
Desporto

Javier Tebas quer retomar liga espanhola a 12 de Junho

O presidente da Liga espanhola de futebol, Javier Tebas, disse hoje que “gostaria” que o campeonato fosse retomado em 12 de junho, apesar de não poder confirmar a data, que dependerá da evolução da pandemia de covid-19.

“Gostaria que a Liga começasse em 12 de junho, mas não sei o que acontecerá. Depende se há picos ou não de contágio. Isso não depende do futebol, mas da sociedade espanhola”, disse Javier Tebas durante entrevista ao canal Movistar.

Receba no seu e-mail informação da actualidade.

Por favor insira um e-mail válido.

Javier Tebas realçou que o regresso do futebol, suspenso desde março devido à situação de pandemia de covid-19 provocada por um novo coronavírus, “é viável”, porque o risco de contágio nos jogos será “praticamente inexistente”.

O defesa do FC Barcelona Gerard Piqué, de 33 anos, em declarações ao mesmo canal de desporto espanhol, considerou que o esforço que a Liga está a fazer para regressar o campeonato “faz sentido”, porque “a alternativa é terminar a temporada sem jogar, algo que seria bastante feio”.

“Fomos bem informados pelos clubes sobre os testes de protocolo e estamos confortáveis. A experiência do treino, por si só, é diferente, mas temos que nos adaptar”, disse Piqué, acrescentando que todas as medidas preventivas “são bem-vindas” e que “se todos cumprirem deve correr tudo bem”.

O capitão do Real Madrid, Sergio Ramos, também ao canal Movistar, admitiu que o futebol é “secundário” neste “momento difícil” que se vive, devido à covid-19, mas também é “um motor económico e serve como uma distração para as pessoas que estão a passar por dificuldades”.

“Sempre disse que estou empolgado e mal posso esperar para voltar a competir. Queremos que a Liga termine, que se jogue a Liga dos Campeões novamente e que a vida seja normal, mas precisamos de ser disciplinados, cautelosos e isso depende de seguir as normas”, acrescentou.

A Liga espanhola de futebol, tal como a alemã, inglesa, italiana e portuguesa, está a preparar o regresso à competição, enquanto países como a França e a Holanda deram os campeonatos por cancelados e concluídos antecipadamente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Fechar Menu