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Portal da Queixa alerta para cinco burlas praticadas online

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O Portal da Queixa registou no primeiro trimestre de 2020, 1.377 reclamações relativas a esquemas de burla e fraude, representando um aumento de 34% face a 2019, onde foram registadas apenas 1.024 reclamações.

Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e embaixador da Comissão Europeia para os Direitos dos Consumidores, refere que desde o início do Estado de Emergência, a maior rede social de consumidores em Portugal registou 356 reclamações enquadradas em burlas e fraudes, um ritmo de 16 queixas por dia.

Em tempo de confinamento e maior exposição do consumidor às plataformas digitais, o Portal da Queixa alerta a comunidade online para as 5 principais burlas que estão a ser praticadas.

Roubo de montantes financeiros através da aplicação da SIBS - MB WAY

Os números do Portal da Queixa apontam para um aumento destes casos, na ordem dos 391%, face ao período homólogo. Nos três primeiros meses deste ano, foram registados na plataforma 118 casos, (entre janeiro e março de 2019 foram 24 casos).

A solução de pagamento MB WAY da SIBS é extremamente segura e com uma enorme aplicabilidade no dia-a-dia dos consumidores. Contudo, são muitos os consumidores que ainda não têm o conhecimento suficiente acerca da forma correcta de utilização desta aplicação, sendo por isso frequentemente alvo de burla no processo de venda de objetos entre particulares.

O método utilizado, continua a ser o mesmo, ou seja, o potencial comprador - que é o alegado criminoso -, convence a vítima (interessada no produto à venda), que apenas o pode pagar por MB WAY. No seguimento, convida a vítima a dirigir-se a uma caixa MULTIBANCO e colocar o seu cartão bancário, acedendo ao registo na aplicação MB WAY. Nesse momento, consegue de forma ardilosa que a vítima coloque o número de telefone do alegado burlão, como titular do acesso à conta, permitindo a este o levantamento imediato de montantes em dinheiro. De seguida, desliga o telefone, deixando a vítima sem dinheiro na conta.

Mensagens de texto (SMS) e emails fraudulentos em nome dos CTT

Têm sido vários os consumidores que, nos últimos dias, receberam um e-mail ou um SMS em nome dos CTT, com falsos conteúdos para efectuarem o pagamento de uma taxa, no sentido de desbloquear a encomenda de um equipamento telefónico de última geração que aguarda na alfândega. Ora, o valor proposto, além de muito inferior, ao equipamento, alega igualmente que foi ganho num concurso e, por apenas 1€, o consumidor poderá receber esta fantástica oferta.

SMS e emails fraudulentos para pagamento imediato de dívida com a EDP ou a MEO

Têm sido relatados casos de consumidores que são aliciados ao pagamento de uma dívida inexistente, tanto ao fornecedor de electricidade ou de telecomunicações, com um prazo muito reduzido, sob pena de ser efectuado o corte do serviço.

Um ponto em comum nestas comunicações está relacionado com o horário em que são enviadas, normalmente ao final do dia, com vista a que o consumidor (vítima) não tenha a possibilidade de contacto com o prestador e assim efectue o pagamento, com receio de não ficar privado do serviço.

É importante que os consumidores não efectuem nenhum pagamento que não seja enviado directamente pelo fornecedor do serviço. Para avaliar a fiabilidade do remetente, os consumidores devem estar atentos a sinais como o e-mail usado para o envio, a forma de escrita e a forma de pagamento.

SMS com passatempos fraudulentos em nome da Worten ou Continente

O envio de uma SMS dando a notícia de que é vencedor de um passatempo/sorteio e ganhou um prémio, é uma fraude antiga, mas continua a ser utilizada com muita frequência junto dos consumidores portugueses.

O objectivo é levar a vítima a pensar que foi vencedora de um sorteio e para recolher o prémio, basta clicar numa ligação que a levará para o preenchimento de um formulário que serve apenas para roubar dados pessoais e bancários, como também efectua a subscrição para o recebimento de SMS’s de valor acrescentado com um custo a rondar os 5€ semanais.

Tanto a Worten como o Continente, já alertaram no devido tempo, que não efectuam sorteios e/ou passatempos nestes moldes e aconselham sempre os consumidores a consultarem os sites e redes sociais das marcas, por forma a validarem os passatempos que estarão a decorrer.

Venda de equipamentos de protecção individual para o combate à Covid-19

Devido à escassez de produtos como máscaras nas farmácias e supermercados, são muitos os consumidores que se arriscam a comprar pela Internet. Ora, não é aconselhável a compra destes produtos em sites que não apresentem as mínimas garantias de idoneidade na entrega e no preço praticado. Exemplo disso, são sites estrangeiros que vendem, não só, máscaras de protecção, como gel desinfectante e medicamentos que combatem o vírus.

Este tipo de endereços online são totalmente desaconselhados e devem ser denunciados às autoridades nacionais e europeias pela gravidade da prática criminal que praticam.

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