ARAE alerta para perigo de vários brinquedos vendidos online

O brinquedo vendido através da plataforma on-line Amazon, designado por coala de peluche, “representa um potencial risco de asfixia após ter sido detectada, durante o teste de tensão, a presença de pequenos itens no artigo (exemplo: o nariz do coala) que podem se soltar e ser ingeridos acidentalmente pela criança, encontrando-se, portanto, em incumprimento com o disposto na Directiva 2009/48/CE, de 18 de Junho, relativa à segurança dos brinquedos”.
O alerta partiu da Autoridade Regional das Actividades Económicas (ARAE), que pede aos potenciais consumidores da Região para não utilizarem este produto.
A ARAE alerta também para o uso de uma capa de fantasia da marca ‘Laegendary’, a qual apresenta o seguinte risco: “A criança com o uso regular do produto pode absorver/ingerir o chumbo causando uma variedade de problemas de saúde, nomeadamente danos à fertilidade, danos aos órgãos por exposição prolongada ou repetida e potencialmente pode causar cancro. O produto ao ser usado por uma criança perto de uma chama, a criança sofre queimaduras graves devido à inflamabilidade do produto”.
Foi ainda recepcionado na Plataforma RAPEX – Sistema de Alerta para Produtos Perigosos não Alimentares, uma informação relativa ao brinquedo Marble Run da marca ‘Kitoz Toys’, vendido através da Aliexpress, o qual apresenta o seguinte risco: “Os pais fornecem o brinquedo para uma criança menor de três anos como resultado da falta de rotulagem. A criança ao colocar as peças na boca, as mesmas podem ficar presas nas vias respiratórias, provocando asfixia”, informou a ARAE.
Mais Casos
Protecção Civil deixa medidas preventivas para este período de vento forte
O Serviço Regional de Protecção Civil deixou, nas suas redes sociais, medidas preventivas face ao período de vento forte.
Duas quedas no Funchal mobilizam bombeiros
Os Bombeiros Voluntários Madeirenses foram alertados, esta manhã, para duas quedas no Funchal.
Dois voos divergiram e dois cancelados
Na manhã desta sexta-feira divergiram dois voos divergiram e dois foram cancelados no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo.
Força Aérea transporta doente para a Madeira
O avião C-295M da Força Aérea Portuguesa transportou esta quinta-feira, 27 de Março, um doente que carecia de apoio médico especializado.
Choque entre dois veículos em Santa Cruz
O choque entre duas viaturas ligeiras na estrada regional 207, que passa por cima da pista do Aeroporto, em Santa Cruz, causou muitos estragos materiais.