EUA acusam China de lucrar com o vírus ao estender domínio regional
Os Estados Unidos denunciaram hoje que Pequim apresou um barco de pesca vietnamita no Mar da China meridional e exortaram as autoridades chinesas a “parar de lucrar” com a situação gerada pelo novo coronavírus ao estender o domínio regional.
“Estamos bastante preocupados com informações que indicam que a República Popular da China apresou um barco de pesca vietnamita próximo das ilhas Paracel [um grupo de pequenas ilhas e recifes] no Mar da China Meridional”, declarou, num comunicado, a porta-voz da diplomacia norte-americana.
Segundo Morgan Ortagus, o incidente é o mais recente de uma “longa série de atos” cometidos pela China para reivindicar direitos marítimos indevidos e prejudicar os seus vizinhos da Ásia do Sul e do Mar da China do Sul.
Nesse sentido, o Departamento de Estado norte-americano apelou a Pequim para “ficar apenas focado no apoio aos esforços internacionais” para combater a pandemia e exigiu o fim do “aproveitamento” do facto de outros Estados estarem “vulneráveis” para estender as suas pretensões territoriais “ilegais” no mar da China Meridional.
Os Estados Unidos têm repetidamente acusado a China de “militarizar” o Mar da China Meridional para estender o seu domínio territorial.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.
Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.