Imprensa nacional unida contra a pirataria
Os 20 directores de 22 jornais portugueses uniram-se hoje contra a pirataria destas publicações, uma “clara violação” dos direitos de autor, e alertaram que, “além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade” financeira destes órgãos de comunicação social.
De acordo com uma carta dirigida aos leitores e publicada em cada um destes diários e semanários, “diariamente, versões em [formato] PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas” por correio eletrónico, pela aplicação de mensagens WhatsApp ou através das redes sociais.
Esta missiva é assinada pelos diretores dos seguintes jornais: Jornal de Notícias, Negócios, Record, Meios e Publicidade, Visão Júnior, Sábado, Diário de Notícias, Jornal Económico, Expresso, Jornal de Artes Letras e Ideias, O Jogo, Visão, Público, Executive Digest, Marketeer, Sol, i, Correio da Manhã, Courrier Internacional, Exame, Exame Informática e A Bola.
Os dirigentes destes 22 órgãos de comunicação social alertam que a pirataria é “uma clara violação” dos direitos de autor e que a partilha das versões falsificadas destas publicações, “além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade financeira das empresas, à informação livre e independente”.
A pirataria “no limite coloca em causa milhares de postos de trabalho”, prossegue a carta, pedindo aos leitores que digam “não à pirataria e sim à informação de qualidade”.
“Na atual situação extraordinária em que vivemos a importância do acesso a informação credível tem sido ainda mais realçada”, explicitam os diretores destes jornais.
A exigência pedida ao jornalismo, prosseguem, apenas é possível porque, em cada um destes órgãos de comunicação social há “dezenas ou centenas de profissionais, de jornalistas a fotógrafos, de gráficos a colunistas”.
De acordo com o Expresso, assinam o documento:
João Vieira Pereira, Expresso
André Veríssimo, Negócios
Bernardo Ribeiro, Record
Carla Borges Ferreira, Meios & Publicidade
Cláudia Lobo, Visão Júnior
Domingos Andrade, Jornal de Notícias
Eduardo Dâmaso, Sábado
Ferreira Fernandes, Diário de Notícias
Filipe Alves, Jornal Económico
José Carlos de Vasconcelos, Jornal de Artes Letras e Ideias
José Manuel Ribeiro, o Jogo
Mafalda Anjos, Visão
Manuel Carvalho, Público
Maria João Vieira Pinto, Executive Digest e Marketeer
Mário Ramires, Sol e “i”
Octávio Ribeiro, Correio da Manhã
Rui Tavares Guedes, Courrier Internacional
Sérgio Magno, Exame Informática
Tiago Freire, Exame
Vítor Serpa, a Bola