Bulgária proíbe trânsito automóvel em Sófia durante a Páscoa Ortodoxa
As autoridades búlgaras decidiram isolar a cidade de Sófia para evitar a propagação da pandemia de covid-19 durante a Páscoa Ortodoxa que se vai celebrar durante o fim de semana, anunciou o Governo.
Desde a noite de quinta-feira e até, pelo menos, segunda-feira vai ser proibida a circulação automóvel na capital búlgara, de acordo com um comunicado difundido pelos ministérios da Saúde e do Interior.
A circulação rodoviária só é autorizada aos veículos de carga, carros da polícia e dos bombeiros assim como aos funcionários de serviços de eletricidade e de telecomunicações.
A população em geral só pode deslocar-se de carro em caso de transporte de pessoas para hospitais.
Dos 800 casos de infeção no país, a maior parte concentra-se em Sófia.
Poucas horas antes da entrada em vigor da restrição à circulação automóvel verificaram-se congestionamentos de trânsito nas vias de saída da cidade.
Na Bulgária morreram até ao momento 38 pessoas de covid-19.
O estado de exceção no país por causa da pandemia foi decretado no passado dia 13 de março e vai manter-se em vigor até ao dia 13 de maio.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.