Açores passam a ter o dobro dos infectados do que a Madeira
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foi diagnosticado nas últimas 24 horas um novo caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, elevando para 106 o número de infetados no arquipélago. É exactamente o dobro de doentes existentes na Madeira (53), sendo a primeira vez que este facto se verifica desde o início da pandemia.
Nas últimas 24 horas, diz a entidade, foram realizadas 148 análises nos dois laboratórios de referência dos Açores, em São Miguel e na Terceira.
Em comunicado, a Autoridade Regional de Saúde adianta que o caso diagnosticado na ilha de São Miguel reporta-se a um homem de 56 anos que se encontra internado no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
“O caso está a ser acompanhado pela delegação de saúde concelhia, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos”, acrescenta o texto.
Até ao momento, já foram detetados na região um total de 106 casos, verificando-se 14 recuperados, 5 óbitos e 87 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, de acordo com a Autoridade Regional de Saúde.
Os casos infetados dividem-se por 60 em São Miguel, 5 na ilha Terceira, 4 na Graciosa, 4 em São Jorge, 9 no Pico e 5 no Faial.
As ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo mantêm-se até ao momento sem casos diagnosticados de covid-19.
Portugal regista hoje 657 mortos associados à covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19.022 infetados (mais 181), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.