Mais de 200 mil testes em Portugal desde 1 de Março e acima de um milhão em ‘stock’
Portugal realizou, desde 01 de março, mais de 200 mil testes a covid-19 e tem um milhão e trinta cinco mil testes em ‘stock’, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
“E foram distribuídos esta semana mais 265.000 testes pelas cinco administrações regionais de saúde e as duas regiões autónomas”, afirmou o governante na conferência diária para atualizar a informação relativa à pandemia de covid-19 em Portugal.
De acordo com o governantes, o Norte recebeu 45% dos ‘kits, a região de Lisboa e Vale do Tejo recebeu cerca de 30%, sendo a restante quantidade distribuída pelas outras administrações regionais.
“Continuamos empenhados em garantir que os testes chegam onde são mais necessários e a melhorar o tempo de resposta entre a colheita e a entrega do resultado”, declarou.
Lacerda Sales destacou os profissionais envolvidos no combate à pandemia, nas várias frentes.
“Todos, sem exceção, merecem o nosso reconhecimento, consideração e agradecimento”, disse, referindo-se a bombeiros, forças e serviços de segurança, proteção civil e pessoal do INEM.
Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).
Das pessoas infetadas, 1.200 estão hospitalizadas, das quais 208 em unidades de cuidados intensivos, e 383 foram dadas como curadas.
Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.