Ilhas do Canal com 431 casos positivos da Covid-19
A situação é alarmante nas ilhas do Canal. Não param de aumentar nestes últimos dias o numero de novos casos da Covid-19, quer na na ilha de Jersey, quer na Ilha Guernsey. As ilhas do Bailado estão em estado de alarme e com muitos internamentos nos hospitais.
O governo de Jersey, na nota informativa de hoje, disse que têm 213 casos positivos do Covid-19 e 3 mortes. Já o governo da ilha de Guernsey informou que têm 218 casos positivos da Covid-19 e 6 mortes. Embora a ilha Jersey tenha quase o dobro da população do que ilha de Guernsey, os números são assustadores.O governo de Jersey decidiu construir um hospital de campanha que irá custar 14,4 milhões de libras para combater esta pandemia.
O aumento dia para dia de casos do coronavírus nas ilhas do Canal está a deixar alarmada a comunidade madeirense.
João Carlos Nunes, conselheiro das Comunidades Madeirenses em Jersey, disse ao DIÁRIO que agora está tudo parado e fechado e que a comunidade madeirense está respeitar as novas ordens de isolamento social implementados pelo governo de Jersey. Adiantou ainda que a polícia continua a realizar diversas rondas à volta da ilha durante o dia e que as autoridades locais estão a abordar os automobilistas e as pessoas que andam na rua, inteirando-se dos motivos das suas saídas.
A comunidade madeirense das ilhas do canal é bastante significativa: residem cerca de 18 mil madeirenses e Jersey e cerca de 1.000 em Guernsey.