‘Música a Norte’ regressa este sábado a São Vicente
O projecto ‘Música a Norte’, da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, está de volta à costa Norte da Madeira, entre os dias 7 e 29 de Março, através de uma programação diversificada, com incidência na música barroca.
O arranque dar-se-á este sábado, 7 de Março, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Vicente. O concerto ‘O Barroco Italiano’ estará a cargo do grupo Funchal Baroque Ensemble composto por 12 pessoas.
Segundo o secretário Regional de Turismo e Cultura, a iniciativa tem a particularidade de ser um projecto agregador, de pessoas e instituições, que resulta de várias sinergias e processos colaborativos, envolvendo e mobilizando diferentes entidades públicas e privadas.
Um dos principais objectivos desta segunda edição do projecto passa por “ampliar, qualificar e diversificar a oferta cultural, atraindo sempre novos públicos”, entre residentes e visitantes, promovendo “o melhor da nossa identidade patrimonial e artística na Costa Norte da Madeira”, salienta Eduardo Jesus.
Os concertos passarão pelos concelhos de São Vicente, Porto Moniz e Santana, fruto de um investimento na descentralização cultural, constituindo uma das mais significativas iniciativas no âmbito das comemorações dos 600 anos, atendendo à sua singularidade e ligação à comunidade, bem como ligações entre património cultural edificado e património artístico (musical), contribuindo para a diversificação da oferta cultural na Costa Norte.
Programa:
14 de Março - 20h - Filipe Quaresma
Local: Igreja Matriz do Porto Moniz
Nome do concerto: ‘O Barroco Alemão’
Solista: Filipe Quaresma
Número de pessoas: 1
22 DE MARÇO - 16h30 – Cappella del Signori + Luís Miguel Cintra
Local: Igreja do Bom Jesus de Ponta Delgada
Nome do Concerto: ‘O Barroco Português’
Grupo: Cappella del signori
Número de pessoas: 10 músicos + 1 actor
29 DE MARÇO - 18h– Ludovice Ensemble
Local: Igreja Matriz de São Jorge
Nome do concerto: ‘O Barroco Francês’
Grupo: Ludovice Ensemble
Número de pessoas: 9