Futebol em Espanha suspenso até autorização governamental
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a Liga aprovaram hoje a suspensão de todas as competições profissionais e não profissionais no país, devido à pandemia da Covid-19, explicando que só serão retomadas com autorização governamental.
Num comunicado divulgado pela Liga espanhola de futebol é referido que as competições profissionais vão continuar suspensas até que as autoridades considerem que é possível voltar a competir “sem riscos para a saúde”.
Em relação ao futebol não profissional, a decisão é a mesma.
“A Comissão Delegada da RFEF aprovou hoje a suspensão de todas as provas não profissionais de futebol, futsal e futebol de praia até que o governo considere que se podem realizar sem qualquer risco para a saúde dos jogadores, treinadores, funcionários e adeptos”, lê-se numa nota publicada no site oficial do organismo.
Actualmente, a Espanha é o segundo país europeu com mais casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus (33.089) e 2.182 já perderam a vida.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Vários países adoptaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infecções confirmadas. O país está em estado de emergência desde as 00 horas de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de Abril.