Número de mortos na China ultrapassa os 2.900, Coreia regista 476 novos casos
O número de mortos na China continental devido ao coronavírus Covid-19 subiu hoje em 42, elevando o total para 2.912, com o país a registar 202 novos casos de infecção, fixando o total em 80.026.
Segundo os dados actualizados pela Comissão Nacional de Saúde da China, até à meia-noite de hoje (16 horas de quarta-feira em Lisboa), todos os 42 mortos foram registados na província de Hubei, epicentro da epidemia.
Hubei, onde várias cidades foram colocadas sob quarentena, com entradas e saídas bloqueadas, numa medida que afecta quase 60 milhões de pessoas, regista, no total, mais de 67.100 casos e 2.803 mortos.
Das últimas 42 mortes em Hubei, 32 ocorreram em Wuhan, capital da província e de onde o vírus é originário.
A Comissão Nacional de Saúde da China informou ainda que mais 2.837 pessoas receberam alta, após terem superado a doença, nas últimas 24 horas.
No total, 44.462 pessoas já receberam alta na China após superarem a doença.
Nas últimas 24 horas, surgiram no país asiático 715 novos casos suspeitos, de pessoas que tiveram contacto próximo com os infectados.
A prioridade do Governo chinês é agora “proteger contra a importação” de infecções oriundas de outros países, após vários dias consecutivos em que se registaram mais casos novos de Covid-19 fora da China do que dentro do país.
Mais de 4.000 infectados na Coreia do Sul, 476 novos casos em 24 horas
As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 476 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, elevando para 4.212 o total de pessoas infectadas no país, onde já morreram 22 pessoas.
O último balanço das autoridades sul-coreanas apontava para 17 mortos na Coreia do Sul.
Quase 90% dos novos casos foram registados em Daegu, no centro da Coreia do Sul e na província vizinha de Gyeongsang do Norte, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças Contagiosas.
O número de casos disparou nos últimos dias na Coreia do Sul devido, em especial, a uma intensa campanha de triagem, depois de o país declarar o nível máximo de alerta face ao rápido aumento de casos detectados.
A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em Dezembro de 2019, já infectou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.