Santarém com primeiro caso confirmado activa Plano de Emergência
A Câmara de Santarém ativou hoje o Plano de Emergência e Proteção Civil, depois de conhecido o primeiro caso de infeção pela Covid-19 no concelho, uma médica do Hospital Distrital de Santarém.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse à Lusa que foi ativado o Posto de Comando Operacional, sendo esta a primeira fase do plano, essencialmente para coordenação, articulação de meios e agilização de diligências, estando a ser equacionado o encerramento de vários espaços públicos da cidade, como o Jardim das Portas do Sol.
O autarca afirmou que a decisão de ativar o plano assim que fosse confirmado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no concelho foi tomada numa reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada na terça-feira por videoconferência.
Ricardo Gonçalves sublinhou que o município tem uma rede social que há muito vem dando resposta a situações mais vulneráveis e conta com uma bolsa de voluntariado que pode reforçar esse apoio.
A Câmara de Santarém tem vindo a decretar, desde o passado dia 10, medidas para limitar o contacto entre as pessoas, encerrando serviços não essenciais e passando o atendimento a ser feito por telefone ou por e-mail.
No concelho de Santarém residem 62.200 pessoas.
Portugal regista duas mortes de pessoas infetadas com o novo coronavírus até agora, de acordo com o segundo boletim epidemiológico da pandemia da Covid-19 divulgado hoje.
O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com a informação divulgada sobre a situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, desde 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.
Segundo a DGS, há 351 (eram 323) casos a aguardar resultado laboratorial e três casos recuperados.