Museu do Louvre encerrado a partir de hoje “até nova ordem”
O Museu do Louvre, em Paris, vai ficar fechado “até nova ordem” devido à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, anunciou hoje a administração.
“Seguindo as directivas do governo, o museu mais visitado do mundo fecha na sexta-feira, 13 de Março, às 18 horas (17 horas GMT) até nova ordem”, disse a administração do museu em comunicado, acrescentando que duas exposições - “Albrecht Altdorfer” e “De Donatello a Michelangelo “ - foram adiadas.
O Museu do Louvre já tinha encerrado no dia 1 de Março, porque os trabalhadores invocaram o direito a interromper o trabalho devido à epidemia causada pelo novo coronavírus.
Esta decisão dos trabalhadores seguiu-se à decisão das autoridades francesas de cancelar todos os eventos públicos com mais de 5 mil pessoas num recinto fechado.
Ao fim de três dias, voltou a abrir, depois de a instituição ter dado garantias aos trabalhadores de medidas de protecção por causa do surto de Covid-19.
Hoje volta a fechar portas, por tempo indeterminado.
França é o terceiro país da Europa, a seguir a Itália e Espanha, com mais casos confirmados de Covid-19, com mais de 2.870 infectados e 61 mortos.
Este novo coronavírus foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 5.000 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.
O número de infectados ultrapassou as 134 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.
Face ao avanço da pandemia, vários países têm adoptado medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.
A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 15 mil infectados e pelo menos 1.016 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.