Gripe já mata 6 por cento
Vamos a números: 3,8 por cento da gripe COVID-19, mais 2 por cento da(s) gripe “normal”.
“Esquecendo” a gripe normal, centremo-nos na Gripe Covid-19, mais contagiosa, provocada pelo vírus do tipo Corona, designado SARS-CoV-2. Em 3 meses já infetou mais de 100 mil pessoas no mundo inteiro, provocando a morte a cerca de 4 mil.
4 ou 3, em 100, até pode não parecer muito, mas tratam-se de pessoas. Mas, esta gripe é bastante contagiosa, o que não quer dizer que sequer se apresente sintomas graves apanhando-a, mas espalha-se rápido, fazendo com que os números mortais subam e tenham de ser tidos em consideração.
Em Itália, os médicos referiram que 10 por cento dos infetados precisam de cuidados intensivos e que por vezes até tinham de escolher quem salvar!
Portanto há aqui uma relação de: para 100 infetados, 10 precisam de Cuidados intensivos, por vezes para ajuda a respirar... e 3 pessoas morrem (normalmente pertencente aos grupos de risco: idosos mais debilitados, pessoas com problemas de diabetes ou coração)
A população está a levar isto um pouco a brincar, porque as próprias autoridades, não estão a sensibilizar o suficiente. Ou fazem-no tarde, não chegando a todos.
Vamos lá fazer um comunicado a sério à população, alertando para os perigos e cuidados a ter!
Portugal não está estava certamente preparado... e a Madeira também NÃO! Por isso temos de atacar no início ou antes de começar!
Voltando aos números, se hipoteticamente esta gripe chegasse a metade da população madeirense 100.000 pessoas, pelas percentagens anteriores são: 10.000 pessoas nos cuidados intensivos e... 3 mil mortos! Não estamos a brincar, não estamos em exageros, são números mundiais! É matemática!
Não vamos brincar ao Corona Vírus e às quarentenas!
Vamos todos colaborar e cumprir com as recomendações!
Força Madeira!
Duarte Sousa Melim