México confirma os dois primeiros casos de coronavírus
Os dois primeiros casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no México foram hoje anunciados pelo secretário adjunto da Saúde do México, Hugo Lopez-Gatell.
O secretário adjunto da Saúde declarou que um dos pacientes está na Cidade do México e um outro está no Estado de Sinaloa (norte) e nenhum dos dois está seriamente doente.
Pelo menos cinco familiares do primeiro paciente foram colocados em isolamento.
Lopez-Gatell disse ainda que um dos homens contactou alguém que viajou para a região norte de Itália, onde já ocorreram 17 mortes entre 650 casos de infecção e que levou as autoridades italianas a isolarem várias cidades.
O Covid-19, detectado em Dezembro na China e que pode causar infecções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.858 mortos e infectou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.
Das pessoas infectadas, mais de 36 mil recuperaram.
Além de 2.788 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Japão, Filipinas, Hong Kong e Taiwan. Na Europa, o Covid-19 já provocou mortes em Itália e França.
Dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão, um dos quais com confirmação de infecção e o outro por indícios relacionados com o novo coronavírus.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.